‘Um dia pela sua saúde’ no Hospital da Luz Setúbal regista elevada adesão

‘Um dia pela sua saúde’ no Hospital da Luz Setúbal regista elevada adesão

A iniciativa ‘Um dia pela sua Saúde’ que o Hospital da Luz Setúbal realizou para assinalar o Dia Internacional do Enfermeiro (12 de maio) registou a participação de 163 pessoas, cerca de 30% das quais desconheciam os fatores de risco de diabetes e hipertensão que lhes foram identificados. A Direção de Enfermagem do Hospital, responsável pela organização, considera que esta iniciativa, aberta à população em geral, superou as expectativas.

Entre as 10h e as 18h do dia 12, uma equipa de 14 enfermeiros efetuou questionários, prestou esclarecimentos e fez avaliações de peso, glicemia capilar e tensão arterial. Das 163 pessoas atendidas, a maioria tinha idades entre os 20 e os 50 anos e cerca de 70% eram mulheres. Em termos de distribuição dos fatores de risco, foram identificados 19% com história familiar de diabetes, 14% que não fazem exercício físico, 12% que ressonam/acordam com a boca seca, 9% que fazem exercício ocasional com intensidade ligeira, 8% com níveis de colesterol elevado, 8% com história familiar de cancro do cólon e reto, 8% com história familiar de cancro da mama, 8% que têm hábitos de exposição solar no período 12h-16h, 7% que desconhecem ou não controlam regularmente a tensão arterial e 7% que acordam cansados ou que adormecem em qualquer lugar. Após conhecerem estes dados, os participantes responderam, em média, que muito provavelmente vão consultar o seu médico assistente.

A equipa de enfermeiros que esteve envolvida nesta iniciativa era constituída por Miguel Veríssimo (coordenador da ação), Ana Gião, Andreia Mares, Catarina Oliveira, Cátia Carvalho, Diogo Brites, Helena Alves, Milene Diogo, Rui Pardal, Vanda Deus, Vanda Sousa, Paula Safaneta, Sara Rodrigues e Vanessa Nascimento.