Centro de Imagiologia

Centro de Imagiologia

O Centro de Imagiologia é uma das áreas do Hospital da Luz Setúbal em que mais se evidencia a inovação tecnológica.

A obtenção e avaliação de imagens médicas no Centro de Imagiologia do Hospital da Luz Setúbal desenvolve-se em várias áreas, nomeadamente na Densitometria Óssea, Ecografia, Radiologia Geral, Mamografia, Ressonância Magnética, Tomografia Computorizada e Exames Especiais. É ainda prestado apoio imagiológico a atos cirúrgicos realizados no Bloco Operatório através de Intensificadores de Imagem. 
 
O Centro de Imagiologia aposta fortemente na formação da sua equipa jovem e dinâmica, tanto na área da graduação e pós-graduação, como em ações de formação teórica e prática de índole diversa. Pretende assim manter a sua equipa na vanguarda dos conhecimentos em rápida expansão nesta área e contribuir de uma forma decisiva para a sua motivação e enriquecimento profissional e pessoal. 
  
 
Equipamento do Centro de Imagiologia

Densitometria Óssea
 
O equipamento disponível para a realização de exames de Densitometria Óssea, Norland XR 46 e ES Lunar permite a aquisição de imagens para medição e análise da densidade óssea, de modo a definir níveis de osteoporose e a obter valores preditivos de fratura.  
 
Ecografia
 
Para estudos por ultrassonografia/ecografia estão disponíveis dois ecógrafos Siemens Sonoline G50 e dois ecógrafos GE Logic P6. Existe ainda um ecógrafo GE Voluson E8 para ecografias obstétricas morfológicas. 
 
Mamografia
 
Para realização de estudos pela técnica de mamografia está disponível um mamógrafo Siemens Mammomat 1000, que permite a adaptação de um sistema para intervenções de estereotaxia. Existe também um mamógrafo Mammomat Fiusion digital direto. 
 
Radiologia Geral
 
Os exames de Radiologia Geral são realizados através de equipamentos Siemens – Multix Compact K, extremamente versáteis através do movimento sincronizado do conjunto ampola-detetor, que permite otimizar os procedimentos neste tipo de técnica e no segundo equipamento uma complementaridade com imagem em real time para para exames no âmbito da Gastrenterologia e radiologia do sistema digestivo. Encontra-se também disponível dois equipamentos portáteis Siemens - Mobilett XP Digital, para realização de exames a pacientes que não se possam deslocar ao Centro de Imagiologia e que tem a particularidade de permitir a aquisição de imagem digital direta através de um detetor  e Mobilett XP CR flat panel.   
  
Ressonância Magnética
 
Os exames de Ressonância Magnética são assegurados por um equipamento - Siemens Magneton Maestro Class Syphony, de campo magnético correspondente a 1,5 T.  
 
Tomografia Computorizada
 
Para exames de Tomografia Computorizada (TAC) existe um equipamento disponíveis, nomeadamente, Siemens Somaton Emotion. O primeiro, equipamento de vanguarda nesta área, permite a aquisição rápida e eficiente de imagens, e com um software específico para intervenção radiológica, como drenagens. 

Exames Especiais
 
Na área de Exames Especiais destaca-se um seriógrafo Siemens Iconos Axion R200, para exames no âmbito da Gastrenterologia e radiologia do sistema digestivo. 
 
Bloco Operatório
 
No Bloco Operatório existe um intensificador de imagem Siemens.
O intensificador de imagem é usado no âmbito de intervenção de diversas especialidades: Cirurgia Geral, Urologia, Ortopedia e Neurocirurgia.

 
 
Equipa do Centro de Imagiologia

 
A equipa interdisciplinar do Centro de Imagiologia do Hospital da Luz Setúbal é constituída por Médicos Radiologistas, Médicos Neurorradiologistas, Técnicos de Imagiologia, Assistentes de Imagiologia e Administrativos (front office e call center)

Coordenador Clínico do Centro de Imagiologia
João Castaño
Técnico Coordenador de Imagiologia
Carlos Martinho