Voltar

Ecografia morfológica fetal

A ecografia morfológica fetal é realizada às 18-24 semanas de gestação, por via abdominal. Em muitos casos, é a última ecografia realizada durante a gravidez.

A ecografia das 18-24 semanas ou ecografia morfológica fetal tem como principais objetivos confirmar a idade gestacional, o crescimento adequado do feto, a posição correta da placenta e a viabilidade de gestações múltiplas. Em alguns casos é possível conhecer o sexo do bebé.

Nesta altura, o feto já tem uma dimensão que permite avaliar com mais rigor a sua anatomia, pelo que esta ecografia também tem como finalidade detetar algumas eventuais malformações congénitas. 

A ecografia apenas informa sobre a existência de possíveis anomalias físicas e não sobre defeitos de outra natureza (bioquímicos, metabólicos, genéticos, cromossómicos, entre outros). Assim, um resultado normal no estudo ecográfico não é garante que a criança venha a nascer sem alterações físicas ou sem problemas de desenvolvimento corporal ou psicomotor. Por outro lado, embora a ecografia das 18-24 semanas permita detetar anomalias da morfologia fetal, a precisão desta técnica depende:

  • Do tempo de gestação, sendo a fiabilidade superior quando a ecografia é realizada entre as 21-23 semanas de gestação,
  • Do tipo de anomalia, já que algumas têm pouca ou nenhuma expressão ecográfica,
  • Das condições da grávida, nomeadamente obesidade, líquido amniótico muito reduzido e aplicação de cremes gordos no abdómen,
  • Da posição fetal.

Embora na ecografia das 18-24 semanas possam ser detetadas alterações do crescimento, pode não ser possível para o médico identificar as razões pela qual ocorreram ou formular um diagnóstico definitivo com base apenas nos resultados da ecografia. 

Algumas doenças iniciam-se ou manifestam-se em fases avançadas da gravidez, pelo que o seu diagnóstico ecográfico é forçosamente tardio. É o caso de infeções, algumas anomalias digestivas, obstruções urinárias, obstruções intestinais, displasias esqueléticas, acidentes vasculares cerebrais, entre outros.