Voltar

Teste de inclinação

O teste de inclinação ou tilt test é um dos exames realizados para determinar a causa de desmaios. Este exame deve também pode considerado nos doentes que, embora sem perdas de conhecimento (desmaios), apresentem queixas de intolerância ortostática (como tonturas, fadiga, palpitações, suores, alterações da visão e/ou alterações da audição quando se colocam de pé), bem como nos doentes com quedas frequentes e inexplicadas, uma vez que estas podem ser o resultado de uma perda de conhecimento que o doente não valorizou ou não recorda.

O teste de inclinação tem como finalidade avaliar a resposta da frequência cardíaca (FC) e da pressão arterial (PA) ao ortostatismo (posição de pé), de modo a determinar a importância de uma diminuição da FC, PA ou ambas na ocorrência de perdas de conhecimento (desmaios).

Para realizar este exame o doente é deitado de costas numa mesa basculante com suporte de pés e é feita a sua contenção com cintos no peito e nas coxas. São colocados elétrodos no peito, uma dedeira e uma braçadeira que permitem uma monitorização contínua da FC e PA durante o exame.

Uma vez iniciado o exame, a mesa basculante é mantida em posição horizontal durante algum tempo, com registo da frequência cardíaca e da pressão arterial; depois, é inclinada para uma posição quase vertical em relação ao solo, mantendo-se assim durante um período de tempo determinado (o ângulo de inclinação e os períodos de tempo nas várias posições variam em função do protocolo adotado), enquanto é avaliada a resposta da frequência cardíaca e da pressão arterial. Caso não sejam detetadas alterações, a mesa retorna à posição horizontal e é administrado um medicamento e o exame é continua. A mesa é colocada novamente em posição vertical enquanto se avalia novamente a resposta do doente. Caso seja necessário, esta sequência de procedimentos pode ser repetida com doses crescentes do medicamento.

 

Nos hospitais e clínicas da rede Hospital da Luz pode encontrar médicos cardiologistas especialistas no diagnóstico e tratamento das doenças do coração. Conheça os médicos de cardiologia desta unidade da rede Hospital da Luz.