DGS reconhece Centro de Tratamento Cirúrgico de Obesidade do Hospital da Luz Arrábida

O Centro de Tratamento Cirúrgico de Obesidade (CTCO) do Hospital da Luz Arrábida é uma das unidades do país reconhecidas nesta área pela Direção-Geral da Saúde. Em parecer emitido a 11 de janeiro de 2019, esta entidade considerou mais uma vez que o CTCO do Hospital cumpre todos os requisitos técnicos e humanos de funcionamento.

Se os métodos não-cirúrgicos se revelarem ineficazes, a obesidade clinicamente grave pode ter indicação de tratamento cirúrgico. Mas tanto a especificidade desta cirurgia como a do próprio doente obeso implicam o cumprimento de requisitos de qualidade e de funcionamento por parte das instituições hospitalares.

O Hospital da Luz Arrábida garante um acompanhamento personalizado ao doente obeso. Este é seguido por uma equipa multidisciplinar, com vasta experiência neste tipo de tratamentos cirúrgicos, constituída por profissionais de Cirurgia Geral, Medicina Interna, Anestesiologia, Endocrinologia, Enfermagem, Nutrição, Psiquiatria e Psicologia. Esta equipa apoia o doente desde a primeira consulta, durante os exames complementares e terapêutica, fazendo também o acompanhamento pós-tratamento e a manutenção dos resultados alcançados.

O Centro de Tratamento Cirúrgico de Obesidade disponibiliza as mais variadas técnicas cirúrgicas para o tratamento da obesidade, desde a cirurgia tradicional à laparoscópica e até mesmo a cirurgia robótica. O Hospital da Luz Arrábida congratula-se por cumprir todos os requisitos impostos pela Direção-Geral da Saúde e consagrar-se como centro de excelência nacional nesta área, podendo acolher tanto doentes do Sistema Nacional de Saúde como de seguros e subsistemas ou em regime privado.