Ortopedista do British Hospital na equipa campeã da Europa de Futsal

Rodrigo Moreira, ortopedista do British Hospital Torres de Lisboa, unidade do Grupo Luz Saúde, é o médico da seleção de Portugal de Futsal que, no passado dia 10, conquistou pela primeira vez o título de campeã da Europa, em Ljubljana (Eslovénia). 

Este foi o terceiro campeonato da Europa de Futsal em que o especialista participou. «Os resultados superaram as nossas expectativas», diz Rodrigo Moreira, ele próprio antigo praticante e treinador da modalidade. Trabalha para a Federação Portuguesa de Futebol desde 2011, tendo começado por dar assistência clínica às seleções de futebol das camadas jovens (dos sub 15 aos sub 21). Em 2013, passou a dedicar-se à equipa A de Futsal (que acompanhou também no Campeonato do Mundo de 2016, em que Portugal ficou em 4.º lugar).

A assistência prestada por Rodrigo Moreira incide sobretudo nas fases anterior e posterior aos jogos, mas neste campeonato europeu da Eslovénia «o trabalho foi sobretudo na final», como recorda, numa referência às lesões dos jogadores Bruno Coelho e Ricardinho. E se o melhor jogador do mundo de Futsal foi mesmo obrigado a aguardar no banco pelo fim do jogo, já Bruno Coelho, assistido pelo médico aos 12 minutos, ainda conseguiu voltar e marcou os dois golos decisivos (o segundo, que empatou o jogo a duas bolas e obrigou a prolongamento, e o terceiro, que ditou a vitória contra a Espanha). O próximo objetivo é o Campeonato do Mundo, em 2020.

Rodrigo Moreira é médico ortopedista do British Hospital Torres de Lisboa desde 2015, sendo especialista em joelho e tornozelo.

Na foto em cima, Rodrigo Moreira (à direita) e o enfermeiro António Fonseca quando assistiram Ricardinho.