Equipamento de Tomografia de Positrões PET-CT do Hospital da Luz certificado pela EANM

PET-CT do Hospital da Luz certificado pela EANM

O Serviço de Medicina Molecular do Hospital da Luz Lisboa recebeu a certificação da Associação Europeia de Medicina Nuclear (EANM - European Association of Nuclear Medicine), de acordo com os requisitos necessários e estabelecidos pelas guidelines desta organização para a obtenção de imagem molecular através de equipamentos de tomografia computorizada.

A acreditação da EANM foi atribuída após uma rigorosa avaliação que concluiu que este serviço do Hospital da Luz Lisboa cumpre todos os requisitos de funcionamento e parâmetros de qualidade exigidos no diagnóstico por PET-CT e foi considerado centro europeu de excelência.

Esta certificação permite, entre outros parâmetros, comparar diagnósticos entre centros acreditados e avaliar através de métodos quantitativos (SUVs) resultados de prognóstico e de terapêuticas, validando ensaios clínicos europeus e mesmo possibilitando que um doente, ao transitar de país, possa ser seguido eficazmente. Os resultados do Hospital da Luz Lisboa nesta área podem, assim, ser utilizados em bases de dados de investigação clínica, sendo comparáveis com os de outros centros igualmente acreditados pela EANM.

O Serviço de Medicina Molecular do Hospital da Luz Lisboa, coordenado pela médica especialista Rosário Vieira, possui uma equipa com uma ampla experiência, está integrado no Centro de Oncologia do Hospital da Luz Lisboa e presta a sua atividade assistencial em estreita ligação com o Hospital de Dia Médico e com os Serviços de Radioterapia e de Oncologia Médica.

undefined