Hospital da Luz no maior evento nacional de Suporte Básico de Vida

O Hospital da Luz é um dos parceiros da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) na iniciativa inédita que vai realizar-se em Vilamoura, a 27 de abril, e que juntará cerca de 1.200 pessoas a treinarem, ao mesmo tempo, manobras de suporte básico de vida (SBV). Será um recorde nacional e tem como objetivo chamar a atenção da população para a prevenção da morte súbita.

O evento ‘Coração nas mãos’ integra o Congresso Português de Cardiologia, o maior congresso médico da especialidade em Portugal, e vai realizar-se no Centro de Congressos de Vilamoura, a partir das 18h. Segue-se a Corrida do Coração, que todos os anos se realiza no primeiro dia de trabalhos do congresso.

É com o objetivo de alertar para a importância da prevenção das doenças cardiovasculares e a necessidade de todos os cidadãos terem conhecimentos básicos sobre manobras de reanimação – designadas como Suporte Básico de Vida – que o Hospital da Luz se associa a esta iniciativa da SPC.

De acordo com o Registo Nacional de paragem cardiorrespiratória pré-hospitalar do INEM, em 2016, dos 12 mil casos de tentativas de ressuscitação em que as manobras de reanimação cardiopulmonar foram aplicadas, apenas 681 cidadãos chegaram vivos ao hospital. Em mais de metade dos casos (57%) não foi realizada qualquer manobra de reanimação antes da chegada ao hospital e apenas 3% das vítimas sobreviveram.

Salvar vidas está, assim, nas mãos de cada um. Aprender Suporte Básico de Vida é, por isso, um dever cívico de todos. Aprenda a salvar vidas, ponha as suas mãos no coração de quem precisa de ajuda.