Cardiologistas do Hospital da Luz em programas da RTP e TVI

Daniel Ferreira, Diogo Cavaco e José Ferreira Santos, cardiologistas do Hospital da Luz nas unidades de Lisboa e Setúbal e membros da direção da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), participaram em programas da RTP1 e da TVI dando esclarecimentos sobre doenças cardiovasculares, a propósito do Dia Mundial do Coração (29 de setembro).

As consequências para a saúde quando se tem colesterol e o que se pode fazer para prevenir as doenças cardiovasculares foram os temas abordados por Daniel Ferreira, coordenador da Cardiologia Clínica do Hospital da Luz Lisboa e vice-presidente da SPC, no programa informativo da manhã da RTP1, a 28 de setembro (link indisponível).

José Ferreira Santos, diretor clínico do Hospital da Luz Setúbal e secretário-geral da SPC, esteve no ‘Diário da Manhã’ da TVI, a 29 de setembro (ver a intervenção na TVI). Referiu que, apesar de as doenças cardiovasculares continuarem a ser a principal causa de morte em Portugal e de ainda haver um longo caminho a percorrer, tem havido uma redução progressiva e significativa nos últimos anos. Desafiou ainda os telespetadores a adotarem «pequenas alterações no estilo de vida – como comer menos fast-food, consumir mais produtos frescos ou fazer todos os dias uma caminhada de meia hora, por exemplo» – para prevenir estas doenças do coração.

Diogo Cavaco, cardiologista do Hospital da Luz Lisboa e tesoureiro da SPC, esteve também na TVI, no mesmo dia, mas participando no programa ‘A Tarde é Sua’, onde explicou o que é a insuficiência cardíaca, uma doença que afeta cerca de 400 mil portugueses (ver a intervenção na TVI). O cardiologista apresentou ainda o ‘Kit do Cidadão’, um folheto da SPC com uma síntese de todas as informações sobre doenças cardiovasculares e formas de prevenção.