Curso Internacional de Cuidados Paliativos: uma iniciativa ‘excelente’

Curso Cuidados Paliativos iniciativa ‘excelente’

Mais de 120 profissionais portugueses e estrangeiros participaram, a 11 e 12 de outubro, no 2.º Curso Internacional Avançado de Cuidados Paliativos, organizado pela Unidade de Cuidados Continuados e Cuidados Paliativos (UCCCP) do Hospital da Luz Lisboa, com a colaboração da unidade congénere da Clínica da Universidade de Navarra (Espanha). O balanço final desta iniciativa «é excelente», como refere Isabel Galriça Neto, diretora da UCCCP e uma das coordenadoras científicas do curso, prometendo uma terceira edição dentro de dois anos.

Foi uma iniciativa multidisciplinar que abordou temas variados e abrangentes – desde a área clínica e farmacológica à organizacional e de investigação –, tendo envolvido formandos de diferentes especialidades. São de salientar as intervenções dos especialistas Carlos Centeno – da Universidade de Navarra, que abordou matérias como a gestão da complexidade e o desenvolvimento dos cuidados paliativos – e de Andrew Wilcock – da Universidade de Nottingham e fundador do site palliativedrugs.com, que explicou o papel dos neurolépticos na abordagem do delirium e os avanços no tratamento com opioides. Destaque ainda para as apresentações feitas por Carla Reigada (Universidade de Navarra), sobre o trabalho em equipa, e por Paula Sapeta (Instituto Politécnico de Castelo Branco), sobre a investigação em cuidados paliativos.

«Este curso bianual é pioneiro no panorama nacional e contribui para estreitar laços entre paliativistas e outras especialidades, bem como entre profissionais de todo o país e do estrangeiro», salienta Isabel Galriça Neto. «Fica desde já o nosso compromisso de voltarmos daqui a dois anos, com novos temas e prosseguindo em prol da excelência formativa e clínica e da melhoria dos cuidados paliativos no nosso país», acrescenta.