O Lisbon Pathology está de volta

O Hospital da Luz Lisboa realiza, entre 4 e 6 de abril de 2019, a segunda edição do Lisbon Pathology Update, um curso teórico-prático destinado sobretudo a médicos internos em formação em Anatomia Patológica e a especialistas da área, mas também a médicos de outras especialidades. O Lisbon Pathology Update está apoiado num corpo científico de reconhecida qualidade e numa parceria com o prestigiado centro norte-americano MD Anderson Cancer Center.

Depois de uma primeira edição (em 2017) dedicada à patologia torácica, desta vez o programa irá abranger cinco áreas: patologia mamária oncológica, dermatopatologia (em especial lesões melanocíticas e linfoides), patologia oncológica ginecológica, lesões hematológicas menos frequentes do gânglio linfático e ainda patologia do interstício pulmonar e neoplasias neuroendócrinas do pulmão. «Este ano, decidimos privilegiar a interação com as referidas áreas clínicas. Consideramos que a discussão e a partilha de dificuldades diagnósticas de ambas as vertentes, clínica e morfológica, constituem a melhor forma de aperfeiçoar ao máximo a tomada de decisão clínica», explica Ana Catarino (na foto em cima), coordenadora do Serviço de Anatomia Patológica do Hospital da Luz Lisboa.

As apresentações teóricas e também de diversos casos clínicos de dificuldade ‘major’ estarão na sua maioria a cargo de médicos patologistas da equipa residente do MD Anderson Cancer Center. «As diferentes palestras irão destacar a abordagem morfológica, o uso de imunohistoquímica/biomarcadores e, quando necessário, o uso de biologia molecular para diagnóstico. Adicionalmente, para o final do curso, os diferentes oradores selecionaram casos desafiantes que irão ser apresentados antes da discussão final, para que os participantes possam revê-los e formular as suas próprias abordagens e/ou diagnósticos», explica Cesar Moran, diretor do departamento de patologia torácica do MD Anderson Cancer Center, que organiza este curso com Ana Catarino.

Veja o filme sobre o programa do Lisbon Pathology Update aqui


Programa e inscrições