Nova técnica para ‘bossa nasal’ publicada na Laryngoscope

A prestigiada revista científica norte-americana ‘The Laryngoscope’ publicou na sua edição de janeiro um estudo em que é autor Miguel Gonçalves Ferreira, médico otorrinolaringologista do Hospital Luz Arrábida, em conjunto com outros especialistas. O artigo aborda a utilização de uma nova técnica de rinoplastia para a ‘bossa nasal’ (vulgo ‘alto no meio do nariz’), tão frequente na nossa população.

Intitulado ‘Spare roof technique in reduction rhinoplasty: prospective study of the first one hundred patients’, o artigo surge no âmbito de uma investigação efetuada nos últimos anos sobre a utilização desta técnica, que é pioneira na solução de casos de ‘bossa nasal’. Concluiu-se que é possível efetuar a rinoplastia estética nestes pacientes baixando mas preservando o dorso do nariz (teto), melhorando simultaneamente a respiração. Esta técnica é mais rápida, mais estável e evita a colocação de enxertos que mais tarde vêm sempre a constituir um problema na rinoplastia.

Esta técnica está disponível no Hospital da Luz Arrábida e a sua utilização, associada a Anestesia com Acido Tranexamico, proporciona uma fase de pós-operatório sem equimoses (vulgo ‘negras’) e praticamente indolor.

Fundada em 1890, ‘The Laryngoscope’ é o principal canal de divulgação de avanços no diagnóstico e tratamento de patologias desta área clínica.

Leia aqui o artigo