Plataformas de gestão da Luz Saúde na SIC Notícias

As plataformas tecnológicas e sistemas de gestão adotados pela Luz Saúde estiveram em destaque no programa ‘Exame Informática’ da SIC Notícias, emitido a 21 de outubro. «A nossa responsabilidade é estarmos sempre atuais e termos sempre a melhor solução para os nossos clientes», salientou Ivo Antão, da Comissão Executiva do grupo.

A saúde é um setor muito dependente da tecnologia e da permanente mudança que esta impulsiona com os seus avanços, acrescentou Ivo Antão: «É um exercício que nunca acaba, ou seja, nunca chegamos à nossa melhor solução porque, no momento em que definimos algo que acreditamos ser a melhor prática, o mundo mudou outra vez». É neste ponto que reside a responsabilidade de uma equipa de gestão, que tem de ter em conta que, em unidades hospitalares, há que saber conjugar o trabalho das equipas clínicas com «o princípio de que tudo tem de fluir de uma forma híper-eficiente».

O Grupo Luz Saúde utiliza, além de plataformas que agregam a informação necessária ao acompanhamento e gestão da atividade, software da Primavera Business Solutions para faturação eletrónica e gestão de armazéns. «A operação nos nossos hospitais passou a ser mais fácil e orientada», afirmou Pedro Lima, administrador da GLSMED, empresa da Luz Saúde que centraliza as compras e logística do grupo. E deu como exemplo a mudança na forma de abastecimento do Hospital da Luz Lisboa: «Antigamente, chegavam ao hospital 300 a 400 camiões por semana. Hoje, é um camião por dia e que vai já da GLSMED com o conjunto exato de produtos de que o hospital precisa».