Cirurgia urológica no Hospital da Luz Guimarães apresentada em congresso

Uma cirurgia realizada no Hospital da Luz Guimarães pelo médico urologista José Preza Fernandes foi apresentada no Congresso da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Minimamente Invasiva, que decorreu entre 12 e 14 de outubro, em Lisboa.

A cirurgia, cuja gravação em vídeo foi apresentada ao congresso, consistiu numa nefropexia por via laparoscópica a uma doente de 33 anos de idade e a quem fora diagnosticada uma ptose renal, doença rara que se enquadra no diagnóstico diferencial da cólica renal. A intervenção foi efetuada com recurso a laparoscopia – uma técnica minimamente invasiva e com benefícios comprovados para o doente, pois possibilita uma recuperação pós-cirúrgica mais rápida e regresso à atividade diária. Participaram também os médicos urologistas Carlos Guimarães e Pedro Passos.

Este foi o 10.º congresso da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Minimamente Invasiva, criada em 2006, tendo reunido especialistas de todo o mundo. Foi a primeira vez, nos encontros desta sociedade, que foi apresentada uma cirurgia realizada no Hospital da Luz Guimarães – cuja unidade de urologia tem vindo a diferenciar-se no tratamento cirúrgico através de procedimentos e técnicas minimamente invasivas, como a cirurgia laparoscópica, com níveis elevados de eficácia e segurança. 

José Preza Fernandes é médico urologista também nas unidades do Hospital da Luz em Amarante, Cerveira, Porto, Póvoa de Varzim e Vila Real.