Imagiologia da Luz Saúde em destaque no congresso europeu de radiologia

Imagiologia da Luz Saúde congresso europeu de radiologia

O trabalho desenvolvido nos centros de imagiologia do Grupo Luz Saúde, ao nível de diagnóstico e terapêutica, investigação e formação médica, esteve em destaque no congresso da Sociedade Europeia de Radiologia (ESR, na sigla europeia), que se realizou em Viena (Áustria), entre 28 de fevereiro e 4 de março. Com mais de 25 mil participantes, o congresso anual do ESR é o maior encontro de profissionais desta área na Europa e o segundo maior a nível mundial.

Na edição deste ano, que incluiu temas como a inteligência artificial em imagiologia e a medicina baseada em valor, Portugal foi um dos países convidados pela organização a mostrarem o que têm feito nesta área, juntamente com a China e a Suíça. Recorde-se que o Grupo Luz Saúde é o primeiro prestador de serviços de saúde em Portugal com departamentos de imagiologia totalmente digitais, dispondo do maior e mais avançado parque tecnológico do país, que é também um dos maiores da Europa. Além disso, os seus profissionais desenvolvem, a par da atividade clínica, um alargado trabalho de investigação e formação. No stand de Portugal do congresso, por exemplo, foi exibido um filme de apresentação das diversas unidades funcionais do Centro de Imagiologia do Hospital Luz Lisboa. 

A equipa da Luz Saúde neste encontro internacional integrou profissionais da respetiva Direção Central de Diagnóstico por Imagem (DCDI) e médicos e técnicos de radiologia do Hospital da Luz Lisboa (HLL), do Hospital da Luz Setúbal (HLS) e do Hospital Beatriz Ângelo (HBA), entre outros, que fizeram apresentações e moderaram sessões nas mais variadas áreas de especialização. Entre estes, Adalgisa Guerra (responsável pela Unidade de Imagem Urogenital do HLL), Hugo Marques (responsável pela Unidade de Imagem Cardiovascular por TC e RM do HLL), Lisa Agostinho (médica interna de radiologia do HBA), Pedro Vilela (médico responsável pela área de neurorradiologia do HLL e diretor do Serviço de Neurorradiologia do HBA) e Tiago Castela (técnico de imagiologia do HLL).

De salientar ainda a presença de Vasco Mascarenhas (responsável da Unidade de Imagem Músculo-Esquelética do HLL), na qualidade de membro do comité científico de músculo-esquelética da ESR e presidente do próximo congresso da Sociedade Europeia de Radiologia Músculo-Esquelética (ESSR 2019), que se realizará em Lisboa.

Na foto, alguns dos profissionais da Luz Saúde que participaram no congresso: Ana Luísa Loureiro (médica radiologista do HBA, HLL e HLS), Pedro Patrício (responsável pela DCDI e membro da direção executiva do HLL), Ana Filipa Graça (DCDI), Tiago Castela, Hugo Marques, Gonçalo Leal (DCDI) e Miguel Ramalho (médico radiologista do HLS e HLL).