João Moreira Pinto formador convidado da associação europeia de cirurgiões pediátricos

João Moreira Pinto, cirurgião pediátrico das unidades do Hospital da Luz Arrábida e Guimarães, foi formador convidado da Associação Europeia de Cirurgiões Pediátricos (European Pediatric Surgeons Association - EUPSA) num curso de cirurgia minimamente invasiva realizado em Timisoara (Roménia), a 3 e 4 de maio. A EUPSA é a maior organização de cirurgiões pediátricos do mundo, com mais de 800 membros oriundos de cerca de 50 países.

Este foi o segundo ano que João Moreira Pinto participou no Advanced Pediatric Minimal Access Surgery Skills Lab daquela associação, integrando um painel de especialistas internacionais que incluiu nomes como Amulya Saxena (Londres), Indalecio Cano (Madrid) e Sunil Kumar (Kuwait). Entre os formandos estavam cirurgiões pediátricos de diversos países, como Roménia, Itália, Finlândia, Eslovénia e Camarões.

A cirurgia minimamente invasiva em pediatria permite realizar procedimentos com menor dor para as crianças, com um regresso mais rápido à atividade diária e com cicatrizes impercetíveis. No Hospital da Luz Arrábida e no Hospital da Luz Guimarães, as hérnias inguinais e epigástricas, a apendicite, o varicocelo e o testículo não descido são alguns exemplos de doenças de crianças que podem ser tratadas por estas técnicas.

Na foto em cima, João Moreira Pinto (à esquerda) com alguns dos colegas cirurgiões pediátricos formandos no curso em Timisoara.