João Moreira Pinto nomeado para a comissão de educação da ESPES

João Moreira Pinto, cirurgião pediátrico do Hospital da Luz nas unidades de Arrábida e Guimarães, foi nomeado membro da Comissão de Educação da Sociedade Europeia de Cirurgia Endoscópica Pediátrica (ESPES, na sigla inglesa). É a primeira vez que um português é nomeado para estas funções.

Criada em 2004 por cirurgiões de 12 países da Europa, a ESPES (European Society of Paediatric Endoscopic Surgeons) é a mais importante sociedade científica europeia nesta área, que se dedica especificamente à cirurgia minimamente invasiva em crianças. A sua missão é melhorar e divulgar as técnicas mais inovadoras nesta área, bem como promover a investigação e a formação de profissionais. Assim, além da organização de workshops de treino em laparoscopia, apoia cursos internacionais e organiza anualmente o seu congresso científico, sendo o próximo entre 11 e 13 de setembro deste ano, em Vicenza (Itália).

João Moreira Pinto é cirurgião pediátrico do Hospital da Luz desde 2013. A cirurgia minimamente invasiva em pediatria permite realizar procedimentos com menor dor para as crianças, proporcionando um regresso mais rápido à atividade diária e com cicatrizes impercetíveis. No Hospital da Luz Arrábida e no Hospital da Luz Guimarães, as hérnias inguinais e epigástricas, a apendicite, o varicocelo e o testículo não descido são alguns exemplos de doenças de crianças que podem ser tratadas por estas técnicas.