Partilha de Experiência: Dr. Manuel Ribas

No dia 03 de Março, o Hospital da Arrábida recebe a visita do Dr. Manuel Ribas, ortopedista espanhol que é uma referência europeia na cirurgia da anca, medicina desportiva e na patologia do conflito femuro-acetabular e é o responsável pela Unidade da Anca do Instituto Universitário Dexeus, Barcelona.

O conflito femuro-acetabular é uma patologia da anca que pode atingir até 15% da população e pode ser a causa de até 70% das situações de coxartrose idiopatica que implicam cirurgia de substituição da anca (colocação de prótese) antes dos 50 anos de idade. O diagnóstico e tratamento precoce em Adultos Jovens podem evitar a evolução para coxartrose da anca e necessidade de substituição da Anca.

O Dr. Manuel Ribas, desenvolveu uma técnica de tratamento mista, mini-invasiva com apoio de artroscopia, que é uma excelente alternativa no tratamento destes quadros clínicos. Entre os mais de 400 doentes operados por este médico através desta técnica, contam-se diversos atletas da selecção espanhola de atletismo, atletas da primeira liga espanhola, o preparador físico da selecção espanhola de futebol… que desta forma puderam dar continuidade à sua carreira profissional.

Esta técnica é correntemente aplicada no Hospital da Arrábida pela equipa do ortopedista Dr. Cruz de Melo
 (uma referência na patologia da anca) e nesta visita a 3 de Março o Dr. Manuel Ribas irá colaborar no tratamento de um paciente, partilhando a sua vasta experiência com a nossa equipa.