Paulo Rego coautor do melhor artigo de 2017 do JBJS Essential Surgical Techniques

Paulo Rego JBJS Essential Surgical  Techniques

O Journal of Bone & Joint Surgery (JBJS) e o JBJS Essential Surgical Techniques, consideradas as revistas com maior impacto científico a nível mundial na área da ortopedia, atribuíram o prémio de melhor artigo de 2017 sobre Técnicas Cirúrgicas Essenciais a um estudo em que foi coautor Paulo Rego, coordenador do Serviço de Ortopedia do Hospital da Luz Lisboa e diretor do Serviço de Ortopedia do Hospital Beatriz Ângelo. O prémio foi anunciado durante o congresso anual da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (AAOS, na sigla inglesa), que decorre entre 6 e 10 de março em Nova Orleães nos Estados Unidos.

O artigo, publicado no final de 2017, resultou de um estudo anatómico sobre as potenciais complicações neurológicas de uma técnica cirúrgica para correção da displasia da anca e a forma de as prevenir. A publicação – ‘Recommendations to reduce risk of nerve injury during Bernese Periacetabular Osteotomy (PAO)’ – foi elaborada pelos cirurgiões Morteza Kalhor (Universidade de Ciências Médicas de Teerão), Diego Collado (Hospital Universitário Vall d’ Hebron, Barcelona), Michael Leunig (Shultess Clinic, Zurique), Paulo Rego e Reinhold Ganz (Universidade de Berna).

«O vosso artigo cumpre de forma soberba os objetivos fixados para os artigos do JBJS sobre Técnicas Cirúrgicas Essenciais e impõe, para futuro, um padrão de qualidade muito elevado a outros autores», afirmam o editor-chefe da revista, Marc F. Swiontkowski, e o editor dos temas de técnicas cirúrgicas, Edward Y. Cheng. O JBJS é uma publicação norte-americana já com 125 anos de história e apenas publica artigos que resultem de investigações baseadas em evidência e que têm elevado impacto em termos de melhoria dos cuidados a prestar aos doentes na área da cirurgia do aparelho locomotor.

Ver o anúncio do prémio