Diabetes: ‘É preciso não negligenciar’

Joana Menezes Nunes, médica endocrinologista da rede Hospital da Luz, foi convidada de Cristina Ferreira nesta segunda-feira, 21 de janeiro, no programa da manhã da SIC, onde explicou o que é a diabetes, os sintomas e as formas de prevenção e controlo da doença. «É preciso não negligenciar a diabetes e tratar a doença antes de surgirem complicações graves», salientou, lembrando que é fundamental ir regularmente ao médico e realizar as análises de rotina que este prescrever.

«Não há diabetes ‘mais grave’ ou ‘menos grave’, mas sim diferentes tipos de diabetes. E o doente tem que se consciencializar de que é para a vida toda», explicou Joana Menezes Nunes, acrescentando que esta é a melhor forma de se saber viver com a doença e tê-la sob controlo. Estima-se que um milhão de portugueses tem diabetes, embora a maioria não o saiba: «Os casos de diabetes tipo 2, por exemplo, podem não dar sintomas durante muitos anos. Por isso são tão importantes as consultas médicas e as análises de rotina».

Perda súbita e acentuada de peso, visão turva, estar constantemente com sede, urinar com muita frequência, cansaço extremo e cãibras são alguns dos sintomas da doença. Fazer exercício físico e ter uma boa alimentação contribuem para prevenir, mas a genética familiar tem um peso muito grande. Por isso, ao longo do programa, a médica desfez ainda alguns mitos – como, por exemplo, o de que só tem diabetes quem faz uma má alimentação, cheia de doces – e explicou como se faz o controlo da glicemia e das injeções de insulina.

Joana Menezes Nunes é médica endocrinologista nas unidades do Hospital da Luz da Arrábida, Guimarães e Vila Real.

Veja a participação de Joana Menezes Nunes no programa de Cristina Ferreira na SIC

 

Saiba mais sobre diabetes neste e noutros vídeos disponíveis no canal Luz Saúde no YouTube