Enucleação e vaporização da próstata com laser greenlight

A equipa do médico urologista José Preza Fernandes realizou, a 28 de março, no bloco operatório do Hospital da Luz Póvoa de Varzim, as primeiras enucleações da próstata com laser greenlight. Estas cirurgias contaram ainda com a presença de Enrique Rijo, prestigiado urologista espanhol que é uma referência internacional nesta técnica e na patologia de hiperplasia benigna da próstata.

A enucleação da próstata com laser greenligth é uma técnica inovadora que consiste na remoção do adenoma da próstata (para volumes superiores a 60 gramas) de forma minimamente invasiva. Tal como a técnica de vaporização da próstata com laser greenlight (para próstatas com volumes inferiores a 60 gramas), permite uma recuperação mais rápida do doente e uma alta hospitalar precoce, bem como menores riscos de complicações hemorrágicas. 

O Hospital da Luz da Póvoa de Varzim já disponibiliza ambas as técnicas para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata. José Preza Fernandes (na foto, ao meio) é especialista em cirurgia urológica minimamente invasiva e, além do Hospital da Luz Póvoa de Varzim, exerce atividade nas unidades desta rede em Amarante, Cerveira, Guimarães e Vila Real.