Primeiro caso em Portugal: Hospital da Luz Arrábida coloca neuroestimulador para tratamento de cefaleias

Fotografia meramente ilustrativa.

 

O Hospital da Luz Arrábida realizou com sucesso, no passado dia 26 de março, a colocação de um neuroestimulador periférico percutâneo para tratamento de uma doente com cefaleias intensas após um acidente de viação. O neuroestimulador foi colocado no nervo occipital maior e a intervenção, feita por Humberto Rebelo, anestesiologista da Unidade de Tratamento de Dor deste hospital, foi a primeira em Portugal.

A doente em causa tinha dores de cabeça fortes e incapacitantes desde um acidente de viação em que sofrera uma brusca aceleração-desacelaração do pescoço, um mecanismo vulgarmente designado como ‘golpe de coelho’. Perante a ausência de melhoria clínica mesmo com tratamentos de analgesia convencional e técnicas minimamente invasivas da dor, decidiu-se avançar para a colocação de um neuroestimulador periférico percutâneo, na tentativa de diminuir as queixas. Após esta intervenção, a doente registou uma melhoria significativa, permitindo retirar de forma progressiva a medicação analgésica sistémica, e pôde retomar a sua atividade diária e profissional.

Este tipo de neuroestimulador pode ser uma alternativa para melhoria de queixas dolorosas em mononeuropatias (neuropatias localizadas no território de um nervo periférico). O procedimento agora realizado no Hospital da Luz Arrábida, guiado por ecografia, consiste na colocação de um elétrodo na vizinhança de um nervo periférico. 

A colocação foi realizada por Humberto Rebelo, Master em Dor Crónica pela Universidade de Sevilha e que trabalha na Unidade de Tratamento de Dor do Hospital Luz Arrábida em conjunto com Massimiliano Raggi, médico da Unidade da Dor do Hospital Rovereto, em Trento (Itália).

Para mais informações sobre este tratamento ou marcação de Consulta da Dor, pode utilizar qualquer um dos nossos canais (app, site, uma das nossas receções ou o telefone 223 776 800).

Saiba mais sobra a Unidade de Tratamento de Dor e técnicas aqui realizadas.