Hospital da Luz Guimarães realiza cirurgia inovadora no tratamento do cancro da próstata metastizado

Hospital da Luz Guimarães realiza cirurgia inovadora no tratamento do cancro da próstata metastizado

Uma equipa liderada pelo médico urologista José Preza Fernandes realizou, pela primeira vez no Hospital da Luz Guimarães, uma linfadenectomia inguinal laparoscópica, com pesquisa simultânea de gânglio metastizado através de sonda de radiomarcador específico para o cancro da próstata (Gáulio-PSMA). 

Trata-se de uma cirurgia urológica inovadora no tratamento do cancro da próstata metastizado, uma vez que para a remoção de gânglios linfáticos metastizados o cirurgião conjuga o uso de cirurgia minimamente invasiva (laparoscopia) e a utilização intraoperatória de uma sonda que pesquisa o gânglio atingido e previamente marcado com um fármaco radioisótopo. Na mesma cirurgia, realizada em março, o paciente foi ainda submetido com sucesso à colocação de uma prótese peniana insuflável para resolução da disfunção erétil.

O serviço de urologia do Hospital da Luz Guimarães tem vindo a diferenciar-se em tratamentos através de procedimentos e técnicas minimamente invasivas, como a laparoscopia, com níveis elevados de eficácia, segurança e conforto para o doente, que lhe permitem uma rápida recuperação. 

José Preza Fernandes é médico urologista também nas unidades do Hospital da Luz em Amarante, Cerveira, Porto, Póvoa de Varzim e Vila Real.