Hospital da Luz tem simulador pediátrico mais avançado do mundo

O Centro de Simulação do Hospital da Luz Learning Health tem disponível, desde 25 de outubro, o Pediatric HAL®, da Gaumard, o simulador de doente pediátrico mais avançado do mundo, com características únicas, como capacidade de dirigir o olhar e manifestar emoções realistas através de expressões faciais, de movimento e fala. É o primeiro simulador deste tipo num hospital na Europa e o segundo no Mundo. 

Graças às suas exclusivas características anatómicas e fisiológicas, o Pediatric HAL® simula diversas condições de doença e suporta a prática clínica de técnicas avançadas, com precisão, usando monitores e sensores reais. Pode, por exemplo, simular convulsões com diferentes níveis de intensidade, trauma e sepsis. Além disso, cria um novo nível de interação e comunicação (mais rica) entre o simulador e o profissional de saúde em formação, possibilitando também identificar sinais de doenças e condições neurológicas. O Pediatric HAL® abre portas, assim, a toda uma nova e excecional experiência de simulação, usando um interface intuitivo, mesmo durante os cenários de simulação mais complexos. 

Este é o primeiro simulador pediátrico de alta fidelidade do Centro de Simulação do Hospital da Luz Learning Health, que ficará concluído durante o próximo ano – sendo um projeto cofinanciado pelo Programa Lisboa 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, com o objetivo de reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, num montante de investimento de 2.797.323,50 euros e um apoio de 1.118.893,00 euros.

O Hospital da Luz Learning Health é a empresa do Grupo Luz Saúde dedicada à formação, investigação e inovação. A simulação clínica é uma metodologia educacional interativa e inovadora que visa melhorar o conhecimento, a performance clínica e os níveis de confiança dos alunos e profissionais da área da saúde, procurando responder aos desafios colocados à educação médica atual. O treino baseado em simulação proporciona uma aprendizagem em ambiente seguro, realístico e previsível, sem pôr o doente em risco. 

Mais informações sobre o Pediatric HAL® e outros assuntos relacionados com o Centro de Simulação do Hospital da Luz Learning Health podem ser obtidas através do e-mail learninghealth@luzsaude.pt 

undefined