Hospital da Luz realiza 1º Curso de Instrutores em Simulação

O Hospital da Luz Learning Health realizou, nos passados dias 17 e 18 de janeiro, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde, o 1º Curso de Instrutores em Simulação. Foram formados na metodologia de simulação 20 profissionais de saúde do Hospital da Luz Lisboa e do Hospital Beatriz Ângelo, ao longo de dois dias de intenso treino e partilha de experiências nesta área.

As sessões decorreram com recurso ao simulador SimMan 3G ASL 5000, recentemente adquirido pelo Centro de Simulação do Hospital da Luz Learning Health, que reúne um conjunto de características únicas pela primeira vez disponíveis em Portugal. Trata-se de um simulador que permite o treino avançado individual e de equipas multidisciplinares em cenários complexos nos domínios da anestesia, cuidados intensivos, medicina de emergência, pneumologia e cuidados respiratórios. Por exemplo, reconhece automaticamente fármacos, tem reflexo pupilar, respira espontaneamente e pode ser ligado a um ventilador (através do pulmão ASL 5000™, o que torna possível recriar diferentes perfis respiratórios e diversos cenários de doença).

Com este primeiro curso de formação de instrutores, o Hospital da Luz Learning Health – empresa do Grupo Luz Saúde dedicada à formação, investigação e inovação – dá um passo decisivo no seu projeto. A simulação clínica é uma metodologia educacional interativa e inovadora que visa melhorar o conhecimento, a performance clínica e os níveis de confiança dos alunos e profissionais da área da saúde. O treino baseado em simulação proporciona uma aprendizagem em ambiente seguro, realístico e previsível, sem pôr o doente em risco, contribuindo assim para a humanização e a excelência na prestação cuidados de saúde.

Mais informações sobre o Centro de Simulação do Hospital da Luz Learning Health