Check-up de cardiologia desportiva no Hospital da Luz Guimarães

Check-up cardiologia desportiva HL Guimarães

O Hospital da Luz Guimarães passou a disponibilizar um check-up de cardiologia desportiva dirigido a atletas de competição e também a praticantes amadores de exercício físico e desporto. 

A prática regular de exercício físico é benéfica, mas em indivíduos com patologia cardíaca não diagnosticada pode associar-se a complicações graves, incluindo morte súbita. Neste contexto, é recomendada uma avaliação clínica prévia e regular.

Com efeito, o exercício físico provoca adaptações cardíacas fisiológicas (conhecidas pela designação ‘coração de atleta’) que também podem estar presentes em diversas patologias cardíacas, sendo muitas vezes difícil a sua diferenciação. É essencial, por isso, uma avaliação clínica e a realização dos exames complementares de diagnóstico em centros multidisciplinares e especializadas.

Este check-up do Hospital da Luz Guimarães destina-se, assim, à avaliação de atletas e de praticantes de exercício físico regular nas seguintes situações:

  • avaliação cardíaca de rotina (incluindo pré-competitiva);
  • avaliação cardíaca prévia ao início da prática regular de exercício físico;
  • queixas cardíacas relacionadas com a prática de exercício físico (por ex.: dor torácica, palpitações, desmaio ou cansaço exagerado);
  • alterações em exames complementares de diagnóstico de rotina já realizados (por ex.: eletrocardiograma, ecocardiograma ou prova de esforço).

Se desejar mais informações sobre o check-up de cardiologia desportiva do Hospital da Luz Guimarães pode contactar-nos através de correio eletrónico.