Especial Natal: Hospital dos Bonequinhos no Hospital da Luz Guimarães

A décima edição do Hospital dos Bonequinhos, uma iniciativa do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho destinada a crianças, realiza-se no próximo dia 21, no Hospital da Luz Guimarães, desta vez com um tom especial, adequado à época natalícia. O Hospital dos Bonequinhos é um ‘hospital de brincar’, em que se recria todo o processo clínico, desde o diagnóstico ao tratamento, passando por etapas como a consulta, os exames complementares, a cirurgia e a farmácia.

O grande objetivo é que os mais novos percam o ‘medo da bata branca’ que tantos demonstram durante consultas e exames. Para isso, os pais são convidados a levar os seus filhos acompanhados de um boneco – um urso de peluche, por exemplo – que será o ‘doente’ a necessitar dos cuidados deste hospital especial.

A recriarem o percurso clínico, estarão estudantes de Medicina e Enfermagem da Universidade do Minho, com a colaboração dos colegas de Educação Básica. A iniciativa realiza-se no piso 0 do hospital, na área de receção ao internamento, entre as 9h e as 19h (interrompe à hora de almoço).

Contamos desde já com a presença de alunos do pré-escolar do Colégio do Ave, do Colégio Nossa Senhora da Conceição e da escola EB1/J.I. Mascotelos. Mas, e sobretudo a partir das 17h, a atividade tem o chamado ‘horário livre’, em que receberá crianças a título individual, desde que devidamente acompanhadas por um responsável.