Comissões de Apoio Técnico

As Comissões de Apoio Técnico colaboram com a equipa de gestão nas matérias da sua competência.

  • Comissão de Ética

    Constituição da Comissão:

    Dr. Fausto Fernandes 

    Dr. Alexandrino Seabra 

    Dr. Mário Lourenço 

    Dr.ª Catarina Ribeiro

    Dr.ª Liliana Macedo

    Enf.ª Teresa Moura

     

  • Comissão de Farmácia e Terapêutica

    Constituição da Comissão:

    Dr. Fausto Fernandes
    Dr. António Ramos
    Dr. João Reis 
    Dr. Miguel Macedo 
    Dr.ª Ema Gomes
    Enf. Cristina Antunes

  • Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo da Infeção e de Resistência aos Antimicrobianos

    Constituição do Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo da Infeção e de Resistência aos Antimicrobianos (GCL PPCIRA):

    Dr. Fausto Fernandes 
    Dr.ª Isabel Almeida
    Dr.ª Rosa Celeste 
    Dr. Victor Costa
    Enf. Nuno Ribeiro 

  • Comissão de Gestão de Risco

    Constituição do Núcleo Executivo


    Eng. Adriano Araújo - Direção Infraestruturas, Manutenção e Equipamentos
    Eng. João Cerveira - Qualidade 
    Eng.ª Marta Mota Marques - Centro Gestão Bloco operatório 
    Dr. Miguel Macedo - Médico
    Enf.º Paulo Ferreira - Enfermeiro

     

    Missão

    A preocupação com a segurança do doente, nomeadamente a redução do risco de danos desnecessários associados aos cuidados de saúde, assumiu um lugar de progressivo destaque por se tratar de um obstáculo superável na senda da melhoria da qualidade dos cuidados de saúde. Os incidentes envolvem custos consideráveis a vários níveis e podem implicar danos irreversíveis aos clientes, representando um sério problema de saúde pública que pretendemos enfrentar e minimizar.

    O Hospital da Luz determina a gestão de risco como um instrumento fundamental da segurança do doente e um elemento imprescindível para a prestação de cuidados de saúde de qualidade. Desta forma é criada a Comissão de Gestão de Risco (CGR), com o objetivo de desenvolver estratégias que procurem minimizar os efeitos adversos associados a um contexto onde os processos são intrinsecamente complexos e de risco.

    A CGR tem por missão dotar o Hospital da Luz dos instrumentos e ferramentas operacionais adequados ao conhecimento, prevenção e controlo de riscos clínicos, das instalações e equipamentos, do desenho dos processos, financeiros e outros, no âmbito das estratégias, políticas e objetivos estabelecidos pelas entidades oficiais competentes e pela Administração do Hospital da Luz relativamente à gestão do risco em contexto hospitalar.

    Cultura de Segurança

    A CGR pretende contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de segurança baseada em valores, atitudes, competências e comportamentos individuais e coletivos que determinam o comprometimento do Hospital da Luz com a qualidade e a segurança dos cuidados, através da promoção de um ambiente aberto, justo (não punitivo) e integrador da aprendizagem resultante de falhas no processo de melhoria contínua.