Hospital da Luz Learning Health realiza 1.º Dia ERAS® Portugal

Hospital da Luz Learning Health realiza 1.º Dia ERAS® Portugal

O Hospital da Luz Learning Health realiza, a 20 de outubro, o 1.º Dia ERAS® Portugal (‘Join the Riot’), para apresentar os principais aspetos deste programa inovador em cirurgia hospitalar.

O Hospital da Luz Learning Health realiza, a 20 de outubro, o 1.º Dia ERAS® Portugal (‘Join the Riot’), para apresentar e discutir os principais aspetos da aplicação deste programa inovador em hospitais portugueses, bem como os dados mais recentes da experiência internacional. O ERAS® (Enhanced Recovery After Surgery) é um programa multidisciplinar, baseado na evidência e centrado no doente, que tem por objetivo diminuir as complicações e melhorar a recuperação após cirurgia, o que implica uma mudança de atitude na abordagem dos doentes e forma de gestão da doença.

Este programa foi implementado em alguns dos melhores hospitais da Europa e dos Estados Unidos, sendo que, em Portugal, o Hospital Beatriz Ângelo (HBA) é o único que está certificado internacionalmente como Centro de Excelência ERAS®. Os profissionais de saúde do HBA, certificados pela ERAS Society, são agora responsáveis por formar profissionais de outros hospitais portugueses, juntamente com a Encare (empresa ligada à ERAS Society), estando a organização destas formações a cargo do Hospital da Luz Learning Health, empresa do Grupo Luz Saúde dedicada à investigação, formação e inovação. Já foram realizadas duas formações: a primeira em outubro de 2017, para profissionais do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) e do Hospital da Luz Lisboa, e a segunda em maio deste ano, com a participação de profissionais do Hospital de Cascais e do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Chegou agora o momento de se partilhar experiências e apresentar resultados, incluindo todos os profissionais de saúde com interesse nesta área. Este é o objetivo do 1.º Dia ERAS® Portugal, no próximo dia 20 de outubro, no edifício Casas da Cidade (sala multiúsos), junto ao Hospital da Luz Lisboa.

Mais informações e inscrições em https://learninghealth.up.events/e/1-dia-eras-portugal.