Hospital da Luz realiza tratamento da válvula mitral por cateterismo

Hospital da Luz realiza tratamento da válvula mitral por cateterismo

Uma equipa do Hospital da Luz Lisboa, liderada pelo médico cardiologista Rui Campante Teles, realizou pela primeira vez uma plastia percutânea da válvula mitral, com implantação de clip, para tratamento de um doente de 85 anos em situação de grave insuficiência cardíaca (classe III NYHA). Um mês depois da intervenção, o doente – que antes tinha grandes limitações na sua vida diária, com falta de ar e cansaço ao fazer pequenos esforços, como subir uma rampa ou um lance de escadas – apresenta uma evolução clínica muito favorável, com melhoria considerável do seu estado funcional.

O tratamento da patologia da válvula aórtica por cateterismo teve início no Hospital da Luz Lisboa já em dezembro de 2012, tendo sido o primeiro centro privado a disponibilizar esta terapêutica alternativa à cirurgia convencional. O tratamento da patologia da válvula mitral por cateterismo começa agora a estar disponível graças à grande evolução registada nas indispensáveis técnicas imagiológicas, especialmente a ecocardiografia transesofágica tridimensional intra-procedimento. 

No caso do doente acima referido, além de Rui Campante Teles (ao centro na foto em cima, com bata bordeaux), integraram a equipa de Heart Team VaP (Válvulas Percutâneas) os médicos Pedro Gonçalves, Francisco Machado, Manuel Almeida, Marisa Trabulo, Miguel Abecasis, Ana Ferro e Nuno Cardim.

Especialista em cardiologia de intervenção, Rui Campante Teles é médico do Hospital da Luz desde a fundação, em 2007. Atualmente, é também um dos coordenadores em Portugal da campanha europeia Valve for Life, desenvolvida no seio da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular, uma entidade sem fins lucrativos. A iniciativa, que tem o Alto Patrocínio da Presidência da República, visa promover o conhecimento sobre as doenças das válvulas aórticas e contribuir para a melhoria do acesso da população aos respetivos tratamentos.

Saiba mais sobre esta campanha