Novas técnicas de cirurgia da tiroide em debate

As novas técnicas cirúrgicas endoscópicas para o tratamento de nódulos e tumores da tiroide – sem deixar cicatriz, além de outras diferenças e vantagens em relação à cirurgia tradicional – são o tema de uma masterclass que o Hospital da Luz Arrábida vai realizar a 25 de maio, Dia Mundial da Tiroide, em parceria com o Hospital Clínic de Barcelona, e que conta com a participação de alguns dos melhores especialistas do mundo.

Os nódulos e tumores malignos da tiroide são doenças comuns em todo o mundo, mas com elevada incidência em adultos jovens e com um grande impacto em termos de qualidade de vida. As mais recentes técnicas cirúrgicas endoscópicas para a respetiva remoção tiveram um grande avanço nos últimos anos, baseando-se em abordagens remotas (transoral e transaxilar) que aliam segurança para o doente e ausência de cicatriz no pescoço. 

‘Advances in thyroid: no scar and safe surgery’ tem como chairmen Jaime Vilaça (cirurgião do Hospital da Luz e investigador da Universidade do Minho) e Òscar Vidal (investigador, cirurgião do Hospital Clínic e professor da Universidade de Barcelona), ambos com larga experiência nesta área.

Os participantes terão oportunidade de acompanhar em direto duas cirurgias que se realizarão no bloco operatório do Hospital da Luz Arrábida e em que estas técnicas serão aplicadas. A cirurgia transaxilar da tiroide estará a cargo da equipa de Jaime Vilaça, que em 2014 introduziu esta técnica em Portugal. A cirurgia transoral – que, em 2017, também começou a ser aplicada no Hospital da Luz Arrábida – será realizada pelo conceituado especialista tailandês Angkoon Anuwong, do departamento de cirurgia minimamente invasiva do Police General Hospital de Banguecoque. Os departamentos destes dois especialistas estão entre os que têm mais experiência neste tipo de cirurgias na Europa e no Mundo, respetivamente. 

Destaque ainda para o norte-americano William B. Inabmet III, diretor do Departamento de Cirurgia Hospital Mount Sinai Beth Israel (Nova Iorque), precursor da cirurgia minimamente invasiva nos Estados Unidos e uma referência mundial em cirurgia da tiroide. E ainda para Eduardo Targarona, do Serviço de Cirurgia do Hospital de Sant Pau (Barcelona) , e Danna Hartl, referência da cirurgia robótica retroauricular na Europa.

 

Programa e inscrições