Artigo de Hélder Dores publicado no British Journal of Sports Medicine

O British Journal of Sports Medicine, conceituada revista científica, acaba de publicar um artigo de investigação de Hélder Dores, médico cardiologista no Hospital da Luz Lisboa, intitulado ‘Subclinical coronary artery disease in veteran athletes: is a new preparticipation methodology required?’. O artigo aborda a prevalência da doença das artérias coronárias (DAC) em atletas veteranos e a sua metodologia de avaliação pré-competitiva.

Na investigação realizada, a prevalência de DAC foi superior ao que seria expectável (um quarto com carga aterosclerótica considerada elevada), apesar de englobar maioritariamente atletas com risco cardiovascular baixo ou muito baixo. Por outro lado, a estratificação de risco convencional, baseada em características clínicas e na prova de esforço, foi limitada na identificação dos atletas com carga aterosclerótica elevada. Conclui-se que vários parâmetros da angiografia TC (tomografia computorizada) cardíaca poderão ser aplicados no futuro na avaliação e estratificação de risco cardiovascular dos atletas veteranos.

Coadjuvaram a investigação e são também autores deste artigo Pedro Araújo Gonçalves e Nuno Cardim (médicos cardiologistas no Hospital da Luz Lisboa), José Monge, Rogério Costa e Luís Tátá (do Hospital das Forças Armadas), Aneil Malhotra e Sanjay Sharma (St. George’s Hospital, Londres) e Nuno Neuparth (NOVA Medical School).

Hélder Dores é responsável pela área de Cardiologia Desportiva do Hospital da Luz Lisboa, tendo como outras áreas de interesse doenças cardíacas hereditárias, prevenção cardiovascular/reabilitação cardíaca e imagiologia cardíaca.

O artigo, publicado a 9 de novembro passado, pode ser lido aqui