Artigo de Rosado Pinto em editorial de revista científica da China

O Journal of Thoracic Disease, revista científica de referência na China, publicou em editorial da sua edição de outubro um artigo em que é autor José Rosado Pinto, coordenador do Serviço de Imunoalergologia do Hospital da Luz Lisboa. No artigo, é feito um balanço dos 10 anos de atividade em Portugal da Aliança Global contra as Doenças Respiratórias (Global Alliance against Respiratory Diseases - GARD), da qual este médico imunoalergologista é coordenador nacional.

A GARD é uma aliança de entidades nacionais e internacionais na área das doenças respiratórias, criada em 2009 com o apoio da Organização Mundial de Saúde. No artigo agora publicado – intitulado ‘The global alliance against chronic respiratory diseases Portugal: 10 years of experience’ –, explica-se como a atuação da GARD «contribuiu para a melhoria dos resultados nacionais no combate às doenças respiratórias». Descrevem-se, a propósito, a definição dos programas públicos para a prevenção destas doenças e a colaboração com países de expressão portuguesa, entre outras atividades.

O artigo, do qual é coautor Pedro Martins, médico imunoalergologista no British Hospital e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, pode ser lido aqui no site do Journal of Thoracic Disease.