Casos clínicos do Hospital da Luz publicados na Neurologist

A Neurologist, conceituada revista científica, publica na edição de julho um artigo das neurologistas Inês Brás Marques e Raquel Gil-Gouveia e das internistas Natália Marto e Anabela Raimundo, todas do Hospital da Luz Lisboa. No artigo – intitulado ‘Myelitis and Polyradiculoneuropathy With Severe Pain: Unusual Neurological Manifestations as Presenting Symptoms of Brucellosis’ –, as autoras analisam dois casos de doentes com brucelose que registavam manifestações neurológicas, que foram seguidos nos departamentos de Neurologia e Medicina Interna do Hospital. 

A brucelose é uma doença infecciosa causada por bactérias transmitidas por animais ao ser humano (através da ingestão de carne contaminada mal cozida ou de alimentos lácteos caseiros não pasteurizados), causando febre alta, dores de cabeça e dores musculares, entre outros sintomas. Em 25% dos casos apresenta, também, envolvimento direto do sistema nervoso central, manifestando-se como meningite, encefalite, mielite ou neurite.

No artigo, relatam-se casos em que a brucelose se apresentou por quadro neurológico atípico, sem evidência de envolvimento direto do sistema nervoso. As autoras concluem alertando que se deve manter sempre em consideração a hipótese de brucelose em doentes com quadros neurológicos e que sejam oriundos de regiões em que a doença é frequente.