Estudo sobre cirurgia da catarata no Hospital da Luz publicado em revista da especialidade

O Journal of Cataract & Refractive Surgery, publicação oficial da American Society of Cataract and Refractive Surgery (ASCRS) e da European Society of Cataract and Refractive Surgeons (ESCRS), acaba de publicar um estudo realizado por médicos do Serviço de Oftalmologia do Hospital da Luz Lisboa, baseado na experiência inovadora aqui desenvolvida no âmbito da cirurgia da catarata.

O trabalho – intitulado ‘Comparative analysis of clinical outcomes of a monofocal and an extended-range-of-vision intraocular lens in eyes with previous myopic laser in situ keratomileusis’ – tem como autores Tiago Ferreira, Leyre Zabala Llano, Filomena Ribeiro (todos do Hospital da Luz) e João Pinheiro (Clínica Privada de Oftalmologia).

«A cirurgia de catarata em doentes com cirurgia refrativa prévia é um desafio atual, com um previsível aumento de casos na nossa população. Evitar surpresas refrativas e perda de qualidade visual, em tais casos, depende da escolha e precisão do cálculo da lente intraocular», explica Filomena Ribeiro, diretora do Serviço de Oftalmologia do Hospital da Luz Lisboa. Os autores analisaram os resultados obtidos em 44 doentes submetidos a este tipo de cirurgia.

Ler o artigo publicado