Urologistas do Hospital da Luz realizam cirurgia robótica da próstata em congresso internacional

Kris Maes, diretor do Serviço de Urologia do Hospital da Luz Lisboa, realizou uma cirurgia ao vivo durante o Techno-Urology Meeting, congresso internacional que reuniu em Turim os mais importantes especialistas mundiais em cirurgia robótica, entre 24 e 26 de janeiro. Enquanto cirurgião principal, Kris Maes teve a ajudá-lo Rui Formoso, também médico urologista no Hospital da Luz Lisboa. 

A cirurgia realizada pelos médicos do Hospital da Luz consistiu numa adenomectomia prostática por hipertrofia benigna da próstata, num doente de 62 anos que apresentava queixas urinarias baixas. Trata-se de uma técnica frequentemente realizada através de cirurgia aberta, mas mais raramente realizada por via robótica – e daí o convite a Kris Maes, para a executar num evento internacional. No caso deste doente, a próstata apresentava cerca de 150 gramas, com volumoso lobo médio, o que tornava o caso desafiante. A cirurgia durou cerca de uma hora e meia e decorreu sem complicações. Kris Maes, recorde-se, é igualmente coordenador do Centro de Uro-Oncologia e do Centro de Cirurgia Robótica e Minimamente Invasiva do Hospital da Luz Lisboa. Rui Formoso é médico urologista também nas unidades do Hospital da Luz em Oeiras e Odivelas.

Esta foi a sexta edição do Tecnho-Urology Meeting, subordinado ao tema ‘Novas tecnologias para uma cirurgia mais precisa’. O congresso, que é um evento único no mundo, incluiu palestras sobre os mais recentes e pertinentes avanços em cancro da próstata, rim e bexiga, e também em patologia benigna, incluindo as novas tecnologias associadas ao respetivo tratamento. Os participantes puderam acompanhar 22 cirurgias ao vivo, realizadas no S. Luigi Gonzaga Hospital, em Orbassano (Turim, Itália).

Na foto, da esquerda para a direita, Rui Formoso, Kris Maes e outros cirurgiões que realizaram cirurgias neste congresso: James Porter (Seattle, EUA), Alexandre Mottrie (Aalst, Bélgica), Peter Wiklund (Inst Karolinska, Estocolmo, Suécia).