Cirurgias oftalmológicas com tecnologia 3D no Hospital da Luz Setúbal

O Hospital da Luz Setúbal tem disponível, desde o início deste mês, equipamento de última geração, com tecnologia 3D, para realizar um vasto leque de cirurgias oftalmológicas. Captando imagens em alta definição e a três dimensões, o aparelho permite ao cirurgião e à equipa assistente visualizarem num ecrã o interior do globo ocular do doente que está a ser operado, em tempo real, o que confere maior segurança nos procedimentos e uma prestação de cuidados altamente diferenciada.

O Hospital da Luz Setúbal é a primeira unidade hospitalar privada do país e a única na zona a sul do Tejo apetrechada com este tipo de equipamento para cirurgias oftalmológicas. Pode ser usado em múltiplas situações, especialmente em cirurgia vítreo-retiniana, mas também na cirurgia de catarata, córnea e glaucoma. Os desenvolvimentos técnicos futuros, permitirão alargar a outras patologias a sua utilização. Nos equipamentos tradicionais, o cirurgião fica restrito a uma só posição, reclinada, visualizando tudo através das lentes oculares de um microscópio. Com esta tecnologia, pode operar olhando para um ecrã 3D de alta definição, ganhando em termos de visão de profundidade (sempre com possibilidade de aumentar ou diminuir o zoom) e também em termos de postura e segurança (menos rígida e mais confortável, o que é importante em cirurgias mais prolongadas). Durante a cirurgia, as imagens ficam também gravadas no equipamento, podendo ser visualizadas a qualquer momento. 

Esta tecnologia, de que o Hospital da Luz Setúbal passa agora a dispor, é relativamente recente e inovadora. «Constitui uma mais-valia para os médicos, mas sobretudo para os nossos doentes», salienta David Martins, médico oftalmologista do Hospital da Luz Setúbal, onde é especialista em cirurgia da catarata e cirurgia vítreo-retiniana. 

Além do Ngenuity 3D Visualization System, o bloco operatório do Hospital da Luz Setúbal está apetrechado com outros modernos equipamentos para a cirurgia oftalmológica. Na área da retina, pode dar resposta a situações urgentes, como descolamentos da retina, retinopatia diabética e traumatismos oculares.