Colaboração do Dr. Francisco Sobral do Rosário na versão portuguesa do livro Guia do Cidadão na Doença Crónica

Acaba de ser publicado com data de Março de 2010 o Guia do Cidadão na Doença Crónica - Para Uma Cidadania na Saúde. Esta versão portuguesa das conclusões do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Estudos de Educação na Diabetes da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes e pela Fundação para a Investigação e Ensino em Educação e Terapêutica, é da responsabilidade do Dr. Francisco Sobral do Rosário, Endocrinologista do Hospital da Luz, e do Dr. José Manuel Boavida, um dos peritos que contribuiu para a redacção do documento original.

O Guia do Cidadão na Doença Crónica - Para Uma Cidadania na Saúde pretende contribuir para a melhoria do dia-a-dia das pessoas afectadas por doenças crónicas e reflecte a preocupação dos seus autores com a qualidade dos cuidados a longo prazo dos doentes crónicos.

O livro inicia-se com a História de Maria, uma doente crónica confusa e frustrada, e termina com a História de Maria e do seu tratamento, tal como este deveria ter sido feito. Ao longo dos capítulos é salientada a importância de uma abordagem integrada e multidisciplinar centrada no doente, e do papel fundamental desempenhado pelos diversos especialistas, bem como pelos doentes, suas famílias e associações de doentes.