Congresso internacional sobre resistência aos antibióticos e infeção

O Hospital da Luz Learning Health e a Creating Health (Universidade Católica Portuguesa) realizam, a 6 de abril, o congresso Resistências Antimicrobianas e Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde. ‘Pensar global, agir local’ é o mote deste congresso internacional, que acontece no ano em que se comemoram 90 anos da descoberta da penicilina, por Alexander Fleming, que deu origem ao primeiro antibiótico utilizado em larga escala.

«A resistência aos antimicrobianos e as infeções associadas aos cuidados de saúde constituem desafios globais, relacionados entre si e com grandes implicações não só na saúde, em termos de qualidade e segurança, mas também na economia, nos ecossistemas e na própria sobrevivência da espécie humana», salienta Carlos Palos, médico internista e um dos organizadores do encontro. Por isso, o congresso – que se realizará no auditório Cardeal Medeiros, na Universidade Católica (Lisboa) – vai reunir profissionais de diferentes áreas, como administradores hospitalares, médicos, farmacêuticos e enfermeiros.

Os participantes poderão assistir às intervenções de 15 oradores nacionais e estrangeiros com vasta experiência, como Jon Otter (reconhecido professor de Epidemiologia no Imperial College Healthcare NHS Trust, em Londres), Alexandre Abrantes (subdiretor da Cruz Vermelha Portuguesa e um dos portugueses com maior experiência em missões sanitárias) e Céline Pulcini (professora de infecciologia na Universidade de Lorraine, em Nancy). Germano do Carmo, conceituado infeciologista (Faculdade de Medicina de Lisboa e Hospital de Santa Maria) é um dos 13 moderadores.

Este congresso será complementado pelo workshop ‘Acreditação em Controlo de Infeção e Antibiotic Stewardship (2018 Update)’, a 5 de abril. E ainda pelo primeiro curso realizado em Portugal no âmbito do European Training Programme da Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (ESCMID, na sigla inglesa): ‘Improving Antibiotic Prescription and Infection Control in the Emergency Room’, no dia 7 de abril.

Inscrições e programas