Equipa de oftalmologia pediátrica publica artigo inovador

Um trabalho inovador elaborado pela equipa de oftalmologia pediátrica do Hospital da Luz Lisboa sobre tomografia de coerência ótica (OCT) em crianças acaba de ser publicado no Canadian Journal of Ophthalmology, revista científica da especialidade.

A OCT é uma técnica de diagnóstico com grande relevância na avaliação detalhada do nervo ótico, permitindo uma visualização desta estrutura com grande detalhe, semelhante aos cortes histológicos. Na criança, a análise a OCT está limitada pela ausência de bases normativas. Com este estudo, a equipa multidisciplinar que realizou o estudo – liderada por Rita Dinis da Gama e que integrou ainda Joana Chambel Santos, Rute Sousa Costa, Daniela Cândido da Costa e Nuno Eirô – pôde confirmar que existe uma correlação direta entre os parâmetros avaliados pela OCT e o tamanho do disco ótico na criança, o que não acontece nos adultos. Os autores sugerem que, quando forem criadas bases normativas de OCT em crianças, o tamanho do disco ótico seja tomado em consideração.

Leia o artigo ‘Optical coherence tomography analysis of the inner retinal layers in children’ publicado a 3 de maio de 2018