Exposição no HL Lisboa mostra ‘fotografias de rua’

Exposição HLL fotografias rua

O fotógrafo Carlos da Costa Branco expõe as suas obras da série “P’las ruas. Seus momentos, suas histórias”, no jardim interior do Hospital da Luz Lisboa, entre 5 e 23 de fevereiro.

Trata-se de uma série de fotografias editadas, na sua maioria, a preto e branco - uma preferência muito pessoal do autor - e que podem ser incluídas no tema “Fotografia de Rua”. 

O artista, que começou a desenvolver a sua atividade na área da fotografia ainda jovem, tem abordado as imagens que capta numa perspetiva mais gráfica, abstrata e geométrica, preferindo temas minimalistas nas texturas, cores e luz. A par disso, começou também a registar o quotidiano, as cenas do dia-a-dia das pessoas e das comunidades urbanas – sendo esse registo agora exposto no Hospital da Luz Lisboa.

Carlos da Costa Branco nasceu em Sintra em 1948, tendo feitos os seus estudos iniciais na área da informática. Em simultâneo, foi fazendo fotografia como autodidata e amador, tendo percorrido um extenso caminho de aprendizagem e realização pessoal nesta área artística.

Desde 1984 que os seus trabalhos têm sido reconhecidos a nível nacional e internacional, sendo publicados em livros e revistas de fotografia como “Imagens d’A Capital”, Anuário Português de Fotografia, revista PHOTO, Mundo da Fotografia e outras. 

Além destas publicações, tem trabalhos premiados, dos quais se destaca o concurso internacional CBRE Urban Photographer of the Year 2014, com o tema “Cities at work”, em que obteve o 1º prémio para as áreas da Europa, Médio Oriente e África.