Hospital da Luz apresenta experiência em cirurgia da catarata em congressos internacionais

Uma equipa de profissionais do Serviço de Oftalmologia do Hospital da Luz Lisboa participou no congresso internacional FacoElche, realizado em Elche (Alicante), entre 1 e 3 de fevereiro, onde apresentou a sua experiência na técnica cirúrgica e investigação clínica em cirurgia da catarata. Participaram, nomeadamente, Filomena Ribeiro (diretora do serviço), Leyre Zabala Llano e Tiago Ferreira (médicos oftalmologistas), Sofia Lopes Filipe (enfermeira responsável) e Catarina Relha (técnica).

FacoElche é um encontro científico dedicado à cirurgia refrativa que se realiza anualmente, desde 1999, na cidade espanhola de Elche. Filomena Ribeiro foi oradora nos painéis de discussão do congresso. Os participantes no encontro puderam também acompanhar cirurgias ao vivo realizadas no Hospital Universitário de Del Vinalopó (Elche), nas quais participaram Sofia Filipe, como enfermeira instrumentista, e os médicos Leyre Zabala Llano e Tiago Ferreira.

Na foto em cima, da esquerda para a direita, Catarina Relha, Tiago Ferreira, Filomena Ribeiro, Leyre Zabala Llano e Sofia Lopes Filipe.

Investigação apresentada em Belgrado

Entretanto, Filomena Ribeiro e Tiago Ferreira foram oradores convidados no 22.º Congresso da Sociedade Europeia de Cirurgia Refrativa e da Catarata (ESCRS, na sigla inglesa). Aqui apresentaram os resultados da investigação clínica que tem sido desenvolvida no Serviço de Oftalmologia do Hospital da Luz no tratamento do astigmatismo na cirurgia da catarata – uma temática sobre a qual já publicaram, em 2017, seis artigos em conceituadas revistas científicas internacionais.

Intensa atividade científica em 2017 

Estes dois eventos vêm no seguimento, de resto, da intensa atividade científica do Serviço de Oftalmologia do Hospital da Luz Lisboa ao longo de 2017. Com efeito, no ano passado, os profissionais deste serviço fizeram 63 apresentações em congressos nacionais e internacionais e registaram 28 participações em organização e moderação de reuniões, cursos e congressos. Publicaram, ainda, 12 artigos em revistas da especialidade e com projeção internacional, como Journal of Ophthalmology, Journal of Cataract and Refractive Surgery, European Ophthalmic Review, PloS One, Med Hypothesis e Discov Innov Ophtamol.

A esta atividade juntou-se o prémio atribuído pela Sociedade Portuguesa de Oftalmologia a um trabalho realizado por toda a equipa do Hospital da Luz Lisboa sobre a otimização do cálculo da lente intraocular na cirurgia de catarata, que foi considerado o melhor na área de implanto refrativa.