Stent inovador usado pela primeira vez em Portugal no Hospital da Luz

No passado mês de Fevereiro, o Dr. Francisco Pereira Machado usou pela primeira vez em Portugal, no Hospital da Luz, um stent específico para o tratamento de lesões de bifurcações das artérias coronárias (Tryton Side Branch Stent System).

A propósito da utilização deste stent pela primeira vez, o Dr. Francisco Pereira Machado referiu que "...a colocação do Tryton Side Branch Stent System é simples, este dispositivo assegura a dilatação do ramo colateral e a manutenção do seu óstio e facilita a colocação e fixação do stent do vaso principal. Para operadores experientes o tratamento de bifurcações com stents normalmente não constitui um problema do ponto de vista técnico; no entanto, a definição da estratégia é fundamental. Assim, quando há envolvimento tanto do vaso principal como do vaso colateral e, por qualquer razão, é necessário pensar na colocação de dois stents, este stent é uma opção alternativa que pode simplificar a intervenção."

O Tryton Side Branch Stent System foi desenhado especificamente para o tratamento de lesões ateroscleróticas na bifurcação de vasos coronários, já que o desenvolvimento de placas de ateroma nestes locais é comum. Com efeito, em cerca de 15 a 25% dos doentes que necessitam de stents coronários as lesões localizam-se ao nível de bifurcações. O tratamento destas lesões é difícil com os stens usados habitualmente e até agora os resultados obtidos com estes novos dispositivos são promissores. Verificou-se num ensaio clínico que aos seis meses após a colocação de um Tryton Side Branch Stent System em 30 doentes não se registavam casos de restenose da artéria colateral.

A intervenção do Dr. Francisco Pereira Machado no Hospital da Luz foi amplamente divulgada na imprensa médica internacional, nomeadamente no EuroPCROnline.com.