Centro de Referência do Cancro do Reto

O Ministério da Saúde atribuiu ao Hospital da Luz Lisboa a qualificação de centro de referência para o tratamento do cancro do reto, reconhecendo assim a qualidade dos cuidados prestados, os resultados obtidos e a competência dos seus profissionais no tratamento dos tumores do reto.

undefined

Centro de Referência, na definição atribuída pelo Ministério da Saúde, é qualquer serviço, departamento ou unidade de saúde, reconhecido como o expoente mais elevado de competências na prestação de cuidados de saúde de elevada qualidade em situações clínicas que exigem uma concentração de recursos técnicos e tecnológicos altamente diferenciados, de conhecimento e experiência, devido à baixa prevalência da doença, à complexidade no seu diagnóstico ou tratamento e/ou aos custos elevados da mesma, sendo capaz de conduzir formação pós-graduada e investigação científica nas respetivas áreas médicas.

O processo de seleção dos centros de referência para a doença oncológica iniciou-se em 2016, tendo dezenas de hospitais do país apresentado candidaturas nas diversas áreas desta patologia.

Após a primeira fase de escolha, o Ministério reconheceu o Hospital da Luz Lisboa como centro de referência para o cancro do reto.

A escolha do Hospital da Luz Lisboa como referência no tratamento do cancro do reto significa, assim, que o Hospital provou ter quantidades significativas de doentes com o mesmo tipo de cancro, que são diagnosticados e tratados no Hospital. Mas não só: teve de indicar os resultados específicos desses casos — ou seja, as taxas de complicações, de reincidências, de mortalidade, a média de dias de internamento, as taxas de risco clínico e as medidas de segurança clínica, etc. —, provando ter excelentes indicadores nesses resultados.

A transparência de processos e a garantia de que a atividade assistencial é multidisciplinar e assegura a possibilidade de investigação clínica e de formação dos profissionais mais jovens no Hospital da Luz Lisboa foram outros indicadores considerados para esta escolha.

Finalmente, os protocolos clínicos adotados no Hospital, a forma de organização das equipas e a qualidade dos profissionais do Hospital da Luz Lisboa permitiram obter excelentes resultados no diagnóstico e tratamento dos doentes com esta patologia.

 

O Centro de Referência do Cancro do Reto do Hospital da Luz Lisboa faz parte do Centro de Patologia Colorretal, que se dedica também às doenças colorretais benignas. Saiba mais sobre o Centro de Patologia Colorretal