Medicina Molecular

Clique em cada grupo e conheça os exames disponíveis.

  • Endocrinologia

    Ver Detalhe
    • Cintigrafia com 111In-Pentatreótido (Octreoscan)

      O pentatreótido é um análogo da somatostatina que é utilizado no estudo de tumores que expressam receptores para a somatostatina, nomeadamente os tumores neuroendócrinos. 

      A Cntigrafia com 111In-Pentatreótido (Octreoscan) t
      em sido utilizada no estudo do tumor carcinoide, feocromocitoma, paraganglioma, carcinoma medular da tiroideia, insulinoma, glucagonoma e gastrinoma.
       
      Duração: O doente inicia as imagens quatro horas após a administração do radiofármaco. Podem ser necessárias imagens às 24 e 48h.
      Marcações Online
    • Cintigrafia Corporal com DMSA-99mTc(V)

      A Cintigrafia Corporal com DMSA-99mTc(V) é utilizada no estudo do carcinoma medular da tiroideia, no seguimento pós-cirúrgico. É referidana bibliografia uma sensibilidade da ordem dos 68%. No carcinoma medular da tiroideia, podem utilizar-se também a cintigrafia com 123I-MIBG ou a cintigrafia com 201-Tl.
       
      Duração do exame: Cerca de 3 horas
      Marcações Online
    • Cintigrafia da Glândula Tiroideia com 99mTc (Pertecnetato)

      A Cintigrafia da Glândula Tiroideia com 99mTc (pertecnetato) permite:

      • Avaliar as dimensões da glândula tiroideia funcionante
      • Seterminar a existência e função de nódulos conhecidos
      • Localizar tecido tiroideu ectópico (tiroideia sublingual ou em vestígios do canal tireo-glosso)
      Marcações Online
    • Cintigrafia da Glândula Tiroideia com Iodo-131 ou Iodo-123

      A Cintigrafia da Glândula Tiroideia com Iodo-131 ou Iodo-123, tal como a cintigrafia da glândula tiroideia com pertecnetato, permite avaliar as dimensões da glândula funcionante e a função de nódulos conhecidos. Na suspeita de tecido tiroideu retro-esternal (bócio mergulhante), o pedido deverá ser para iodo radioactivo e não pertecnetato. Contudo, com raras excepções, é preferível realizar cintigrafia com pertecnetato devido à menor dose de radiação para o doente.
       
       
      Marcações Online
    • Cintigrafia Corporal com 123I-MIBG

      A Cintigrafia Corporal com 123I-MIBG permite estudar a medula suprarrenal, sendo as suas principais indicações o estudo dos neuroblastomas na criança e o estudo dos feocromocitomas e paragangliomas no adulto. Entre outras indicações incluem-se o estudo do carcinoma medular da tiroideia e os tumores carcinoides. 
      Duração do exame: As imagens são realizadas 24 horas após a injecção e demoram cerca de 1 hora
      Marcações Online
    • Cintigrafia das Glândulas Paratiroideias

      Habitualmente as paratiroideias com dimensões normais não são visualizadas. 

      A Cintigrafia das Glândulas Paratiroideias destina-se a detectar adenomas das paratiroideias em doentes com hiperparatiroidismo e é particularmente útil em doentes previamente intervencionados. 

      Duração do exame: As imagens são realizadas nas 2 ou 3 horas que se seguem à injecção.
      Marcações Online
    • Cintigrafia das Glândulas Suprarrenais com 131I-Iodocolesterol

      O radiofármaco usado neste exame, também conhecido por NP59, apresenta uma afinidade elevada para o córtex suprarrenal.
       
      A Cintigrafia das Glândulas Suprarrenais com 131I-Iodocolesterol é utilizada para:
      • deteção de tecidos com função suprarrenal anómala responsáveis pelo síndrome de Cushing ACTH-independente
      • no hiperaldosteronismo primário
      • no hiperandrogenismo
      • no estudar funcional de lesões suprarrenais detetadas noutros exames.
      Duração do exame: Variável. As imagens são realizadas entre o terceiro e o sétimo dia após a injeção. Podem assim ser necessárias imagens até uma semana após a injecção.
      Marcações Online
    • Terapêutica com Iodo-131

  • Infeções e Inflamações

    Ver Detalhe
    • Cintigrafia com Anticorpos Marcados com Tecnécio (99mTc) - Leukoscan

      A cintigrafia com anticorpos marcados com tecnécio (99mTc) (Leukoscan) está indicada na localização e avaliação da extensão da infecção/inflamação óssea em doentes com suspeita de osteomielite, nomeadamente pé diabético, na suspeita de infecção em próteses da anca e do joelho, na osteomielite e na artrite séptica. 

      Para definição da presença e da localização de osteomielite, o Leukoscan apresenta uma sensibilidade de 88 a 90% e uma especificidade de 65 a 85%.

      Marcações Online
    • Cintigrafia Corporal com Gálio-67 (Inflamação/Infeção)

      O Gálio-67 é captado em situações de inflamação ou infecção. 

      No passado a Cintigrafia Corporal com Gálio-67 foi muito usada no estudo dos linfomas, que atualmente são melhor estudados por FDG-PET. Continua a ter utilidade no estudo de sarcoidoses e infeções em vértebras ou discos intervertebrais.
       
      Duração do exame: As imagens são realizadas 24 horas depois da administração do radiofármaco
      Marcações Online
  • Nefro-Urologia

    Ver Detalhe
    • Cintigrafia Renal com 99mTc-DMSA

      A Cintigrafia Renal com 99mTc-DMSA utiliza-se sobretudo na criança para deteção de cicatrizes renais (antecedentes de infeção urinária alta), mas pode ser utilizada em qualquer doente em que se pretenda avaliar a função ou ausência de função de alguma imagem renal não esclarecida. A Cintigrafia Renal com 99mTc-DMSA permite dispor de informações relativas ao número de rins, localização, morfologia, parênquima funcionante e função diferencial.
       
      Duração do exame: Cerca de 3 horas
      Marcações Online
    • Cistografia Direta - Pesquisa de Refluxo Vesico-Ureteral

      A Cistografia Direta para Pesquisa de Refluxo Vesico-Ureteral é um estudo realizado em crianças com infecões urinárias altas, para pesquisa de refluxo vesico-ureteral. Após algaliação da criança, preenche-se a bexiga com soro fisiológico, sendo administrado também o radiofármaco (99mTcO4-).

      Duração do exame: Cerca de 1 hora

      Marcações Online
    • Cistografia Indireta - Pesquisa de Refluxo Vesico-Ureteral

      A Cistografia Indireta para Pesquisa de Refluxo Vesico-Ureteral é um estudo realizado em adultos para pesquisa de refluxo vesico-ureteral.
       
      Duração do exame: Cerca de 90 minutos
      Marcações Online
    • Estudo de Perfusão de Transplante Renal

      O Estudo de Perfusão de Transplante Renal utiliza-se para avaliar a perfusão do rim transplantado, o que permite dispor de informações sobre eventuais complicações.
       
      Duração do exame: Cerca de 1 hora.
      Marcações Online
    • Renograma Basal

      O Renograma Basal é utilizado para estudar a função renal diferencial e total, sendo possível obter um valor aproximado da taxa de filtração glomerular. O produto utilizado (99mTc-DTPA) tem uma ligação escassa às proteínas plasmáticas sendo excretado por filtração glomerular. É possível dispor também de informação sobre a excreção diferencial.
       
      Duração do exame: Cerca de 1 hora
      Marcações Online
    • Renograma com Intervenção Farmacológica (Captopril)

      O Renograma com Intervenção Farmacológica (Captopril) Utiliza-se em doentes com suspeita de patologia renovascular (estenose arterial renal), uma vez que o inibidor da enzima de conversão da angiotensina (captopril) agrava a função renal nestes doentes. Realizando um estudo basal e outro sob captopril, consegue-se visualizar o agravamento da função renal.
       
      Duração do exame: Cerca de 2 horas
      Marcações Online
    • Renograma com Intervenção Farmacológica (Furosemida)

      Além de dar informações sobre a função renal diferencial e total, o Renograma com Intervenção Farmacológica (Furosemida) permite também distinguir entre obstrução orgânica ou funcional através da ação da furosemida.
       
      Duração do exame: Cerca de 1 hora
      Marcações Online
  • Outros Exames de Medicina Molecular

    Ver Detalhe
    • Cintigrafia da Medula Óssea

      A Cintigrafia da Medula Óssea utiliza-se para identificar a distribuição de medula óssea no esqueleto. Tem diversas indicações clínicas entre as quais se incluem: a anemia hemolítica, a avaliação de efeitos de quimioterapia ou radioterapia, as doenças mieloproliferativas. Este exame permite dispor de informação indirecta sobre a medula activa, uma vez que o radiofármaco (coloides de enxofre marcados com 99mTC) é captado pelo sistema mononuclear fagocitário.
       
      Duração do exame: Cerca de 2 horas. No entanto, podem ser necessárias imagens até às 4 horas após a injecção.
       
      Marcações Online
    • Linfocintigrafia para Pesquisa de Gânglio Sentinela

      A Linfocintigrafia para Pesquisa de Gânglio Sentinela tem sido utilizada sobretudo no melanoma e no carcinoma da mama. Está também a ser utilizada cada vez com maior frequência noutros tumores para identificação da drenagem linfática. Tem sido demonstrado em alguns tumores que o não envolvimento do gânglio sentinela permite evitar esvaziamentos ganglionares e as complicações daí decorrentes.
       
      Duração do exame: Muito variável (no melanoma aproximadamente 2 horas, no carcinoma da mama é mais imprevisível porque a drenagem geralmente é muito mais lenta. No carcinoma da mama ocasionalmente é necessário repetir imagens às 24 horas).
      Marcações Online
  • PET-CT

    Ver Detalhe
    • PET-CT Cerebral

      A Tomografia por Emissão de Positrões com Tomografia Computorizada (PET-CT) é uma técnica de diagnóstico de Medicina Nuclear que se traduz em imagens funcionais com referências anatómicas. Distingue-se dos outros métodos de diagnóstico de Medicina Nuclear pela utilização de radiofármacos emissores de positrões, que marcam moléculas presentes em processos fisiológicos. Desta forma, torna-se possível conhecer a sua distribuição no organismo e dispor de uma referência anatómica precisa.

      Saiba mais sobre a Tomografia por Emissão de Positrões.

      Marcações Online
    • PET-CT com 18F-FDG

      A Tomografia por Emissão de Positrões com Tomografia Computorizada (PET-CT) é uma técnica de diagnóstico de Medicina Nuclear que se traduz em imagens funcionais com referências anatómicas. Distingue-se dos outros métodos de diagnóstico de Medicina Nuclear pela utilização de radiofármacos emissores de positrões, que marcam moléculas presentes em processos fisiológicos. Desta forma, torna-se possível conhecer a sua distribuição no organismo e dispor de uma referência anatómica precisa.

      Saiba mais sobre a PET-CT com 18F-FDG

      Marcações Online
    • PET-CT com 18F-Fluoreto

      A Tomografia por Emissão de Positrões com Tomografia Computorizada (PET-CT) é um meio de diagnóstico não invasivo que tem por objectivo realizar uma avaliação do corpo inteiro e que permite, no mesmo exame, detectar alterações anatómicas e metabólicas. 

      Saiba mais PET-CT com 18F-Fluoreto

      Marcações Online
    • PET-CT com 18F-Fluorocolina

      A colina marcada com Flúor-18 é um radiofármaco indicado para a realização de exames de PET-CT na área da urologia especialmente, em cancro de próstata. 

      Em Portugal, pela inexistência de ciclotrão, os doentes com necessidade de avaliação no contexto do tumor da próstata em estadios iniciais dirigem-se a centros europeus ou americanos para fazer o exame com Colina marcada com Carbono-11. A possibilidade de marcar a Colina com o Flúor-18, que tem uma semivida de duas horas, permite obter este radiofármaco de um ciclotrão localizado em Madrid. Passa assim a ser possível estudar este grupo de doentes em Portugal, nomeadamente no Hospital da Luz, que dispõe de um equipamento dedicado para PET-CT e de um grupo de médicos e técnicos com uma experiência reconhecida de utilização desta tecnologia com FDG marcada com Flúor-18 em outras áreas oncológicas.

      Saiba mais PET-CT com 18F-Fluorocolina

      Marcações Online
    • PET-CT com 18F-DOPA

    • PET-CT com Ga68-Dotanoc

    • PET-CT com Ga68-PSMA

  • Pneumologia

    Ver Detalhe
    • Cintigrafia de Ventilação/Perfusão Pulmonar

       
      A Cintigrafia de Ventilação/Perfusão Pulmonar tem como objetivo detetar tromboembolismo pulmonar.
       
      Duração do exame: Cerca de 2 horas.
      Marcações Online
  • Sistema Cardiovascular

    Ver Detalhe
    • Angiografia de Radionuclídeos de Equilíbrio [ARNE]

      A Angiografia de Radionuclídeos de Equilíbrio tem como objectivos:

      • Determinar a fracção de ejecção do ventrículo esquerdo (FE(VE))
      • Avaliar a contractilidade do ventrículo esquerdo 

      A Angiografia de Radionuclídeos de Equilíbrio é solicitada com frequência na avaliação sequencial de doentes submetidos a terapêutica cardiotóxica (eg. quimioterapia cardiotóxica), para verificação de descidas da FE(VE), em doentes com angina estável, em doentes dispneicos (quando não for evidente se a causa da dispneia é cardíaca ou pulmonar), no enfarte agudo do miocárdio e na avaliação de doentes com insuficiência cardíaca esquerda.

      Duração do exame: Cerca de 1 hora

      Marcações Online
    • Cintigrafia Miocárdica de Perfusão

      Na Cintigrafia Miocárdica de Perfusão é estudada a perfusão miocárdica, em duas fases, repouso e esforço (com prova de esforço em tapete ergométrico ou com prova de estimulação farmacológica, usando dipiridamol, adenosina ou dobutamina, conforme as indicações ou contra-indicações clínicas) ou apenas em repouso, se houver contraindicação para o esforço.

      As principais indicações da Cintigrafia Miocárdica de Perfusão incluem:

      • A confirmação de suspeita clínica de doença coronária
      • A avaliação funcional de doentes reperfundidos
      • A estratificação de risco em doentes após enfarte agudo do miocárdio

      Duração do exame: Variável, entre 2 a 5 horas

      Marcações Online
  • Sistema Digestivo

    Ver Detalhe
    • Cintigrafia Hepato-Esplénica com Coloides

      A Cintigrafia Hepato-Esplénica com Coloides está indicada:
      • na visualização de parênquima hepático funcionante
      • na pesquisa de baços acessórios
      • na visualização de medula óssea funcionante.
      Os coloides de enxofre marcados com tecnécio são fagocitados pelo sistema mononuclear fagocitário permitindo visualizar o fígado, o baço e a medula óssea. 
       
      Duração do exame: Cerca de 1 hora
      Marcações Online
    • Tomografia Hepática com Eritrócitos Marcados para Detecção de Hemangiomas

      Na Tomografia Hepática com Eritrócitos Marcados para Deteção de Hemangiomas depois da marcação “in vivo” dos eritrócitos do doente realiza-se um estudo tomográfico abdominal. Os eritrócitos marcados acumulam-se em hemangiomas não havendo acumulação em nódulos de outras etiologias. Habitualmente são detectáveis hemangiomas com dimensões superiores a 12mm.
       
      Duração do exame: Cerca de 1 hora
      Marcações Online
    • Cintigrafia das Glândulas Salivares

      A Cintigrafia das Glândulas Salivares é utilizada no estudo de síndrome de Sjogren e em suspeitas de bloqueio dos canais excretores.
       
      O radiofármaco administrado por via endovenosa é captado pelas glândulas salivares. Após cerca de 20 minutos é dado a beber sumo de limão que serve de estímulo excretor das glândulas salivares.
       
      Duração do exame: Cerca de 1 hora
      Marcações Online
    • Estudo das Vias Biliares com HIDA ou EHIDA

      Os radiofármacos usados neste exame são derivados do ácido iminodiacético e utilizam-se para estudo da discinésia biliar. Permitem obter informações importantes em caso de suspeita de colecistite aguda. Após administração o radiofármaco é rapidamente captado pelo parênquima hepático sendo excretado para a vesícula biliar e posteriormente para o intestino.
       
      Duração do exame: Entre 1 e 2 horas
      Marcações Online
    • Pesquisa de Divertículo de Meckel

      Na Pesquisa do Divertículo de Meckel o radiofármaco (pertecnetato) administrado por via endovenosa é captado pela mucosa gástrica e também pela mucosa gástrica ectópica. 
       
      Duração do exame: Cerca de 1 hora
      Marcações Online
    • Pesquisa de Hemorragia Digestiva

      Na Pesquisa de Hemorragia Digestiva, depois da marcação “in vivo” dos eritrócitos do doente, realizam-se imagens sucessivas do abdómen para deteção de hemorragia. Calcula-se que este método permita detetar perdas de aproximadamente 0,3 mL/min.
       
      Duração do exame: Podem ser necessário realizar imagens até às 24 horas se não forem detetadas alterações nas imagens iniciais.
      Marcações Online
    • Pesquisa de Refluxo Gastro-Esofágico

      Este exame permite avaliar a integridade do esfíncter gastro-esofágico. O grau de refluxo esofágico é avaliado de forma quantitativa através de uma relação entre a atividade do esófago e a atividade do estômago.

      Marcações Online
    • Terapêutica de Radioembolização com Microsferas Marcadas com Yttrium-90

      A radioembolização é uma radioterapia seletiva administrada por via intra-arterial (SIRT). Trata-se de um tratamento específico para tumores do fígado, em que são administrados milhões de pequenas esferas radioactivas, designadas micro-esferas, diretamente no tumor.

       

      Marcações Online
  • Sistema Linfático

    Ver Detalhe
    • Linfocintigrafia para Estudo de Edema

      A Linfocintigrafia para Estudo de Edema está indicada no diagnóstico de linfedema primário ou secundário e no diagnóstico diferencial do membro edemaciado.
       
      Duração do exame: Cerca de 3 e 4 horas.
      Marcações Online
    • Linfocintigrafia para Pesquisa de Gânglio Sentinela

      A Linfocintigrafia para Pesquisa de Gânglio Sentinela tem sido utilizada sobretudo no melanoma e no carcinoma da mama. Está também a ser utilizada cada vez com maior frequência noutros tumores para identificação da drenagem linfática. Tem sido demonstrado em alguns tumores que o não envolvimento do gânglio sentinela permite evitar esvaziamentos ganglionares e as complicações daí decorrentes.
       
      Duração do exame: Muito variável (no melanoma aproximadamente 2 horas, no carcinoma da mama é mais imprevisível porque a drenagem geralmente é muito mais lenta. No carcinoma da mama ocasionalmente é necessário repetir imagens às 24 horas).
      Marcações Online
    • Terapêutica com Zevalin (90Y-Ibritumomab Tiuxetan)

  • Sistema Nervoso Central

    Ver Detalhe
    • Cisternografia Isotópica

      A Cisternografia Isotópica é utilizada para monitorizar o fluxo de líquido céfalorraquidiano no espaço subaracnoideu. Está indicada em situações em que exista um bloqueio ou uma alteração do fluxo de líquido cefalorraquidiano, na pesquisa de perda de líquido cefalorraquidiano e na hidrocefalia de pressão normal. Este exame está contraindicado em caso de aumento da pressão intracraniana.
       
      Duração do Exame: O radiofármaco é injetado via punção lombar e as imagens são realizadas nas primeiras horas e passadas 24 horas. O doente mantém-se deitado durante duas horas após a administração do radiofármaco.
      Marcações Online
    • Estudo para Perdas de LCR

      O Estudo Para Perdas de Líquido Cefalorraquidiano é utilizado para monitorizar o fluxo de líquido céfalorraquidiano no espaço subaracnoideu. Está indicado em situações em que exista um bloqueio ou uma alteração do fluxo de líquido cefalorraquidiano, na pesquisa de perda de líquido cefalorraquidiano e na hidrocefalia de pressão normal. Este exame está contraindicado em caso de aumento da pressão intracraniana.
       
      Duração do Exame: O radiofármaco é injetado via punção lombar e as imagens são realizadas nas primeiras horas e passadas 24 horas. O doente mantém-se deitado durante duas horas após a administração do radiofármaco.
      Marcações Online
    • Tomografia Cerebral com 99mTc-HMPAO

      A Tomografia Cerebral com 99mTc-HMPAO utiliza-se para estudo da perfusão cerebral, nomeadamente em doentes com patologia cérebro-vascular, em epilepsias (estudos críticos ou inter-críticos), nas demências e nas conetivopatias com suspeita de envolvimento cerebral.

      O 99mTc-HMPAO é um agente lipofílico que atravessa a barreira hematoencefálica, onde perde a sua lipofilicidade, ficando retido. A intensidade de captação depende do grau de perfusão.

      Duração do exame: Entre 60 a 90 minutos 

      Marcações Online
    • Tomografia Cerebral com Iodo-123-Ioflupano (Datscan)

      A Tomografia Cerebral com Iodo-123-ioflupano (Datscan) utiliza-se no esclarecimento diagnóstico de síndromes parkinsónicos duvidosos (diagnóstico diferencial com tremor essencial) e em doentes com provável demência com corpos de Lewy. O 123I-ioflupano liga-se às proteínas transportadoras da dopamina (DAT) nos terminais nigroestriados pré-sinápticos e a sua baixa captação indica a perda desses transportadores.

      Marcações Online
    • Tomografia Cerebral com Tálio-201 (201Tl)

      O tálio-201, que se comporta nos tecidos aproximadamente como o potássio, é utilizado como marcador de viabilidade tumoral, tendo já sido utilizado em vários tipos de tumores. Mantém a sua utilidade no estudo de viabilidade de tumores cerebrais tratados, em que os resultados da ressonância magnética podem ser difíceis de interpretar, permitindo distinguir entre radionecrose e tecido viável. Tem sido sugerido que o grau de captação deste radiofármaco se correlaciona positivamente com o grau de malignidade tumoral.

      Duração do exame: Entre 60 a 90 minutos

      Marcações Online
  • Sistema Osteoarticular

    Ver Detalhe
    • Cintigrafia com Anticorpos Marcados com Tecnécio (99mTc) - Leukoscan

      A cintigrafia com anticorpos marcados com tecnécio (99mTc) (Leukoscan) está indicada na localização e avaliação da extensão da infecção/inflamação óssea em doentes com suspeita de osteomielite, nomeadamente pé diabético, na suspeita de infecção em próteses da anca e do joelho, na osteomielite e na artrite séptica.

      Para definição da presença e da localização de osteomielite, o Leukoscan apresenta uma sensibilidade de 88 a 90% e uma especificidade de 65 a 85%.

      Marcações Online
    • Cintigrafia Óssea

      Os exames de cintigrafia óssea são realizados no contexto reumatológico e oncológico. Outras indicações destes exames incluem a pesquisa de necrose avascular, estudos de infecção e avaliação de próteses.

      Duração do exame: Cerca de 3 horas
      Marcações Online
    • Cintigrafia Óssea com Estudo Tomográfico

      Comparativamente à Cintografia Óssea normal, a Cintigrafia Óssea com Estudo Tomográfico fornece informações adicionais. A realização de estudo tomográfico é decidida pelo médico de medicina nuclear. A indicação principal da Cintigrafia Óssea com Estudo Tomográfico é o estudo mais pormenorizado de patologia vertebral.
       
      Duração do exame: Cerca de 3 horas e meia
    • Cintigrafia Óssea com Estudo Vascular

      A Cintigrafia Óssea com Estudo Vascular utiliza-se no contexto reumatológico, em casos de suspeita de infeção óssea, avaliação de necrose avascular, avaliação de próteses.
      Duração do exame: Cerca de 3 horas
    • Terapêutica da Dor Metastática com Metastron (Estrôncio-89)

    • Terapêutica da Dor Metastática com Quadramet

Acordos e Convenções