Acupuntura Médica no Hospital da Luz Clínica de Odivelas

Acupuntura Médica no Hospital da Luz Clínica de Odivelas

O Hospital da Luz Clínica de Odivelas tem agora também disponíveis a consulta e tratamentos de Acupuntura Médica. Estes serviços clínicos são realizados por Maria Manuel Marques, médica anestesista com competência em Acupuntura Médica pela Ordem dos Médicos e com o curso de especialização em Ciências da Dor.

A Acupuntura Médica, que consiste na colocação de agulhas muito finas em vários locais do corpo através da pele, é uma técnica terapêutica que consiste na estimulação de terminações nervosas na pele e músculos. É utilizada no Oriente, desde há mais de 2.000 anos, e tem demonstrado eficácia no tratamento de vários tipos de dor, principalmente na dor osteoarticular, incluindo a de origem muscular (tendinites, contraturas) causada por tensão muscular crónica ou lesões desportivas.

A acupuntura tem demonstrado bons resultados para tratamento de dores na coluna (cervicalgia, dorsalgia, lombalgia), dores nos ombros, cotovelos, ancas e joelhos, dores de cabeça (cefaleias, enxaquecas), problemas funcionais dos intestinos ou da bexiga (cólon irritável, cistite intersticial, incontinência), dores menstruais (dismenorreia) e sintomas da menopausa. 

Antes de iniciar o tratamento com acupuntura, é necessário, porém, ter a certeza de que foram realizados os passos diagnósticos necessários para excluir qualquer doença grave, ou potencialmente grave, que necessite de outras formas de tratamentos. Nestas situações, poderá ser utilizada como tratamento complementar, mas não como alternativa a esses tratamentos.