Trabalho do Hospital da Luz publicado no International Journal of Cardiovascular Imaging

A revista da Sociedade Norte-Americana de Imagiologia publicou um artigo de investigação de cardiologistas do Hospital da Luz sobre o impacto cardíaco do exercício físico.

O International Journal of Cardiovascular Imaging, revista oficial da Sociedade Norte-Americana de Imagiologia, publicou, na edição de julho, um artigo de investigação de uma equipa de médicos cardiologistas do Hospital da Luz.

Intitulado ‘Myocardial deformation and volume of exercise: a new overlap between pathology and athlete’s heart?’, o artigo tem por base um estudo sobre o impacto cardíaco do exercício físico, nomeadamente as alterações que este provoca e que podem sobrepor-se a condições patológicas, dificultando o diagnóstico clínico. O objetivo específico foi o de avaliar a deformação miocárdica longitudinal em atletas que fazem exercício físico com diferentes graus de intensidade e frequência.

São autores deste trabalho Hélder Dores, Lígia Mendes e Nuno Cardim (todos do Hospital da Luz Lisboa), José Ferreira Santos (diretor clínico do Hospital da Luz Setúbal), Paulo Dinis (Centro de Saúde Militar de Coimbra) e José Carlos Monge (Hospital das Forças Armadas).

O International Journal of Cardiovascular Imaging publica artigos de investigação sobre a utilização e desenvolvimento de técnicas como ressonância magnética, raio x, ecocardiografia e tomografia computorizada no estudo das doenças cardiovasculares.

Este artigo pode ser lido aqui.