Casos clínicos do Hospital da Luz apresentados no congresso mundial de cirurgia ortopédica

Eduardo Carpinteiro e André Barros, cirurgiões ortopédicos das unidades do Hospital da Luz em Lisboa, Amadora e Oeiras, apresentaram dois trabalhos no congresso mundial da Sociedade Internacional de Cirurgia Ortopédica e de Traumatologia (SICOT), que decorreu na Cidade do Cabo (África do Sul), entre 30 de novembro e 2 de dezembro. Em ambos os casos, os trabalhos baseiam-se na prática clínica do grupo do ombro e cotovelo do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital da Luz.

Este foi o 38.º congresso mundial da SICOT. Estiveram presentes os maiores especialistas de todo o mundo, proporcionando a discussão e a troca de experiências sobre as técnicas e os conhecimentos mais atuais na área da cirurgia ortopédica.

O primeiro trabalho apresentado pelos médicos do Hospital da Luz – intitulado ‘Tenotomy vs Tenodesis of the long head of the biceps in reparable rotator cuff tears’ – é um estudo retrospetivo de 110 casos de doentes tratados nas unidades de Lisboa e Oeiras. O segundo – ‘Arthroscopic treatment of acromioclavicular joint dislocation’ – é um trabalho de revisão bibliográfica, igualmente suportado na prática clínica do grupo do ombro e cotovelo, coordenado por Eduardo Carpinteiro.

Recorde-se que esta equipa do Hospital da Luz tem uma vasta experiência no tratamento de lesões no ombro e cotovelo, tendo sido pioneira no uso de técnicas cirúrgicas artroscópicas (minimamente invasivas), desde há cerca de 10 anos.