Hospital da Luz Lisboa realiza ação de sensibilização no Dia Europeu da Enxaqueca

No dia 12 de setembro comemora-se o Dia Europeu da Enxaqueca – European Migraine Day of Action. Esta iniciativa, que teve início em 2006, é promovida pela European Headache Alliance, federação das associações europeias de doentes com enxaqueca. O seu objetivo é sensibilizar para a importância da enxaqueca que, segundo a Organização Mundial de Saúde, é a oitava causa de anos vividos com incapacidade em todo o mundo, em ambos os géneros e todas as idades, quando consideradas todas as doenças que causam morbilidade. A enxaqueca é a principal causa de incapacidade neurológica, antes da doença de Alzheimer, epilepsia e esclerose múltipla.

Cerca de 15% da população mundial sofre de enxaqueca, doença que tem uma prevalência superior à da asma e diabetes em conjunto. No entanto, a maioria dos doentes considera que o seu problema não é reconhecido como uma doença incapacitante e, por isso, sente-se incompreendida, estigmatizada e até discriminada. Em Portugal, estima-se que cerca de um milhão de pessoas sofra de enxaqueca e que, em média, diariamente, cerca de 10% destas tenha uma dor de cabeça intensa que as impede de realizar as suas atividades habituais. É muito importante saber que ter enxaqueca não é necessariamente sinónimo de uma vida com dor e incapacidade; esta doença tem tratamento, eficaz na maioria dos doentes.

Assinalar o Dia Europeu da Enxaqueca tem como objetivo disponibilizar informação que ajude a melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com esta doença, bem como sensibilizar aqueles que com elas contactam, incluindo profissionais de saúde, empregadores, família, amigos e público em geral, de forma a diminuir a estigmatização associada à enxaqueca.

Em Portugal não existe uma associação de doentes de enxaqueca e/ou outras cefaleias (dores de cabeça), pelo que o Centro de Cefaleias do Hospital da Luz decidiu promover uma ação de sensibilização para esta doença. Assim, no dia 12 de setembro de 2017 privilegiaremos estratégias que ajudam a prevenir as crises de enxaqueca, com palestras e exercícios práticos sobre postura e importância do exercício físico, além de um momento musical, que pretende realçar a relevância de uma pausa diária, por uns momentos, para relaxar.

  • A enxaqueca é uma doença muito frequente
  • A enxaqueca é uma doença muito incapacitante
  • A enxaqueca tem tratamento