Hospital da Luz Learning Health no TEDxULisboa 2019

O Hospital da Luz Learning Health foi patrocinador científico do TEDx da Universidade de Lisboa, evento de promoção da inovação tecnológica através da investigação e educação, destinado sobretudo a estudantes universitários, que se realizou no passado dia 4 de maio, na Aula Magna da reitoria daquela instituição. Estiveram presentes cerca de mil pessoas, entre alunos dos cursos de Medicina, Farmácia e Engenharia Biomédica, entre outros.

O Hospital da Luz Learning Health apresentou neste TEDxULisboa 2019, entre outras iniciativas, um equipamento de simulação de cirurgia por laparoscopia (em cima, na foto), que foi um sucesso entre os participantes. Procurou-se, assim, destacar a importância da formação médica para todos os alunos de ciências da saúde.

O TED é uma organização sem fins lucrativos criada há mais de 30 anos para realizar conferências globais sobre tecnologia, entretenimento e design, tendo-se tornado um palco global e privilegiado de promoção e partilha de novas ideias, com a participação dos principais thinkers e makers do mundo. Os eventos TEDx são conferências licenciadas e do mesmo estilo, direcionadas para a comunidade local e com organizadores independentes.

Fundado em 2018, o TEDxULisboa é a experiência TEDx oficial da Universidade de Lisboa e procura promover a multidisciplinaridade entre as áreas de saúde, engenharia, direito, belas artes, línguas e bem-estar. ‘Compass’ (bússola) foi o tema da edição deste ano: «Sendo a maior univer¬sidade em Portugal, temos o dever de trazer à nossa audiência ideias ousadas, inspiradoras e disruptivas, desde a educação à tecnologia e estendendo-se a assuntos do dia-a-dia, ideias que acreditamos que ajudarão cada um a en¬contrar o seu verdadeiro norte», explicou a organização.