Hospital da Luz Vila Real inaugurado com elogios ao investimento na região

A cerimónia de inauguração do Hospital da Luz Vila Real – a 30ª unidade do grupo Luz Saúde – realizou-se no passado dia 22 de março, com a presença de diversas individualidades que salientaram não só o investimento feito pela Luz Saúde, como também a ampliação da oferta em termos de cuidados de saúde especializados que o Hospital representa para a região. 

«Hoje é sem dúvida um dia muito feliz para Vila Real. Os vilarrealenses e o município têm de estar agradecidos ao Hospital da Luz por acreditar no sucesso do seu investimento», afirmou o presidente da Câmara, Rui Santos, lembrando que «este é um dos maiores investimentos privados de sempre» na região. Conforme salientou o autarca, o novo Hospital da Luz representa «um importante complemento à oferta de cuidados de saúde», colocando a população do interior em pé de igualdade com a do litoral. 

Rui Santos apelou ainda ao estabelecimento de acordos com a ADSE: «Cerca de 23% da nossa população é beneficiária da ADSE, descontando 3,5% do seu salário como os outros funcionários públicos do país, mas não tem até agora unidades de saúde privadas desta dimensão com acordos de que possa usufruir. É muito injusto e é necessário que esta unidade venha a ter acordo com a ADSE. Tive ocasião, aliás, de partilhar esta preocupação com o primeiro-ministro e a ministra da Saúde ainda na semana passada e tenho a esperança de que esta questão seja resolvida o mais rapidamente possível».

Tecnologia de ponta e novos empregos

O Hospital da Luz Vila Real, aberto em setembro de 2018, «implicou um investimento de 16 milhões de euros e criou 250 novos postos de trabalho», como salientou Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde. «Estamos muito felizes com este investimento e também por termos constituído aqui o nosso Contact Center, que começa com 50 postos de trabalho e vai crescer até aos 150, tornando-se um dos grandes centros de serviço ao cliente do grupo», acrescentou, agradecendo a colaboração de todas as entidades da região neste projeto.

Deixou ainda um cumprimento especial «à equipa da Luz Saúde cujo trabalho tornou possível abrir esta 30ª unidade do grupo», bem como «a todos os parceiros que há já 18 anos trabalham na construção e instalação de Hospitais da Luz».

Jorge Magalhães Correia, CEO da Fidelidade (acionista da Luz Saúde), lembrou, por seu turno, que o novo Hospital da Luz Vila Real não só está equipado com a tecnologia mais avançada, como dispõe de uma equipa de elevadas qualificações – cerca de 300 profissionais, dos quais 140 são médicos. Vai assim permitir também «prestar melhores serviços à população» na área dos seguros, dando assistência no âmbito de acidentes de trabalho, traumatologia e ortopedia, em instalações de elevada qualidade.
Também António Lima Cardoso, administrador executivo do Hospital da Luz Vila Real, sublinhou que este «é provavelmente o hospital com mais tecnologia no grupo Luz Saúde e o mais avançado do país neste âmbito».

«Com uma equipa clínica dirigida pelo Dr. Rui Couto, temos aqui uma combinação quase perfeita, uma ‘ilha’ de prestação de cuidados para Trás-os-Montes e Alto Douro», acrescentou, revelando alguns números da atividade: desde setembro, 30 nascimentos e mais de 300 pessoas operadas, além de médias diárias de 40 pessoas atendidas na urgência, 200 pessoas a terem consultas e 150 a fazerem exames.

Estiveram também presentes na cerimónia os presidentes dos municípios de Ribeira da Pena, Sabrosa, Tarouca e Valpaços, entre outras individualidades e autoridades locais e regionais, que tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada ao novo hospital. À noite, realizou-se um jantar nos claustros do antigo Governo Civil, em que a ementa, em homenagem à história do edifício do hospital, o antigo Hotel Tocaio, foi idêntica à do almoço de campanha de Humberto Delgado, quando aqui foi recebido na campanha eleitoral de 1958. No final, houve um concerto pela fadista Raquel Tavares.
Na foto em cima, Isabel Vaz, Rui Santos e Jorge Magalhães Correia, que descerraram a placa alusiva à inauguração.